“Neste bacalhau à Brás, substituí a batata pelo chuchu, em vez de fritar usei o forno para assar. O resultado deste bacalhau é ótimo, supersaudável, sem a carga excessiva de hidratos da receita tradicional.” Alexandra Vasconcelos
Ingredientes
Para 3-4 doses
150 g de chuchu cortado em palitos
3 g de paprica fumada
300 g de bacalhau desfiado e previamente demolhado
100 g de cebola cortada em meias luas
10 g de dentes de alho picados
5 g de curcuma em pó
3 g de raminho de tomilho (somente as folhas)
5 g de coentros picados
50 g de alho-francês
45 g de manteiga ghee
5 ovos
Sal e pimenta a gosto
Preparação
Corte o chchu em palitos e leve a cozer em lume médio-alto durante 20 minutos. Entretanto, pre-aqueça o forno a 200ºC.
Após a cozedura, escorra o excesso de água e disponha o chuchu cozido sobre um tabuleiro de ir ao forno, polvilhe-o com uma pitada de sal e paprica fumada. Leve ao forno durante 15 minutos.
Aromatize a manteiga ghee com a curcuma e a pimenta numa panela em lume médio, junte a cebola, o alho e o tomilho e deixe refogar. Quando a cebola estiver translúcida, adicione o bacalhau e cozinhe durante 15 minutos.
Em seguida, retifique o chuchu e retire-o do forno. Adicione o alho-francês ao bacalhau e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte o chuchu e envolva bem.
Por fim, adicione os ovos batidos e os temperos. Polvilhe com os coentros frescos e sirva com uma salada.
Truques e dicas
O chuchu demora algum tempo a ficar tenro e, por este motivo, é necessário cozê-lo primeiro, antes de ir ao forno. Outros vegetais que pode usar em vez do chuchu: couve-flor, nabo, pastinaca, raiz de aipo.
Depois do livro O Poder do Jejum Intermitente (editado em 2020), Alexandra Vasconcelos regressa com As Receitas – O Poder do Jejum Intermitente (Editorial Planeta, 288 págs., €16,50) para responder à pergunta: quando acaba o período de jejum, o que se deve comer? O corpo está ávido de nutrientes, o segredo está em dar-lhe o mais indicado, prolongando o estado metabólico de jejum e equilibrando os mediadores da fome e saciedade. Neste livro, a autora explica quais os alimentos proibidos e permitidos e reúne mais de 90 receitas cetogénicas e low carb fáceis de fazer para o dia a dia. Dos snacks aos pratos vegetarianos, de carne e de peixe, sem esquecer as sobremesas.