1. Tempo Lote 1 e Lote 2, Sovina
Lançadas no final de fevereiro, as novas cervejas da Sovina, marca adquirida pela produtora de vinhos Esporão, foram produzidas através do loteamento de várias cervejas com estágio prolongado em barrica. Da Lote 1 e Lote 2, foram produzidas 435 garrafas de cada, com perfis distintos. A Lote 1 apresenta notas vínicas, florais e de caramelo, com acidez elegante, presença de malte e muita complexidade. A Lote 2 mostra uma certa acidez vívida e cítrica, com notas de morango maduro e frutos secos. São vendidas numa caixa de madeira (€16), com duas garrafas de 37,50 centilitros.

Segundo Fábio Torre, mestre cervejeiro da Sovina, “tratam-se de cervejas em que queremos expressar um lado mais territorial, mais geográfico, respeitando os tempos de maturação. As sinergias com o universo Esporão são claras e vamos fazer uso dessa liberdade criativa para lançar cervejas cada vez mais únicas”. www.cervejartesanal.com > entrega em Portugal Continental
2. Pack Ale My Friends, Musa

“Se estamos todos no mesmo barco, porque não haveríamos de estar todos na mesma caixa?”. É este o mote do quinto novo pack para o confinamento da Musa, que convidou outras cinco marcas portuguesas – Letra, Burguesa, Barona, Vandoma e Lupum – para se juntarem, com as suas cervejas preferidas. Em Ale My Friends (€29,80), nome inspirado na música All My Friends, da banda LCD Soundsystem, há 12 cervejas das seis marcas para saborear e fazer um brinde, mesmo que à distância de uma videochamada, com quem mais gostamos. O pack inclui ainda provas guiadas e um guia de prova, para tomar nota das impressões. cervejamusa.com/collections/todos-os-produtos/products/ale-my-friends-pack > entregas em Portugal Continental
3, 4 e 5. Grape Ale, Rebendita e Bicho do Mato, da Letra
Na lista das novidades da Letra, há um novo lote da Bicho do Mato (€3,50), feita em parceria com o chefe de cozinha Ljubomir Stanisic, uma Imperial Rye IPA, com muita personalidade e, acima de tudo, muito lúpulo. Inicialmente, estranha-se o amargor, mas no segundo gole, passa-se a ficar viciado nela, descrevem os responsáveis. Para quem aprecia aromas tropicais, a Rebendita (€3,50), feita com maracujá da Madeira, é já uma referência da Letra, surgindo da parceria com a Vilhoa, distribuidor na ilha da Madeira. De salientar, ainda, os dois novos lotes da Grape Ale Anselmo Mendes, em parceria com o enólogo Anselmo Mendes. Trata-se de duas cervejas feitas com uvas das castas Loureiro e Alvarinho, que transportam para o universo da região dos Vinhos Verdes. A Loureiro (€3,50) é mais encorpada, a Alvarinho (€3,50) é mais complexa e refrescante, devido ao estágio de 12 meses em barrica de carvalho. Por fim, refira-se a Letra 7 (€5,99), uma cerveja produzida com frutos e envelhecida em barrica de carvalho francês, comemorativa do sétimo aniversário da marca. Lançada em outubro passado, é uma cerveja ácida e refrescante, com a fruta em grande destaque. Pode ficar facilmente 20 anos na garrafa, garantem os responsáveis da Letra. www.cervejaletra.pt/pt/loja-online/letra-collabs > entregas em Portugal Continental

6 e 7. Orange Popsicko e Plum Smuggler, Dois Corvos
Depois de ter lançado, na página de Facebook, a imagem de uma garrafa com uma ilustração de um gelado de pauzinho, a Dois Corvos desvendou por estes dias o mistério. Trata-se da nova cerveja Orange Popsicko – New England IPA (5,50%, €3), com lactose, laranja e baunilha. De caráter irreverente e criativa, explora o lado mais sumarento das IPAs, com uma boa carga de lúpulos que lhe conferem sabores de frutos tropicais e cítricos. Por outro lado, a adição dos ingredientes especiais (lactose, baunilha e laranja) conferem notas mais doces, que lhe assemelham a um batido.
Com o confinamento, a cervejeira com fábrica em Marvila, Lisboa, tem se dedicado a pensar em novas receitas, lançando semanalmente novas cervejas, como a Plum Smuggler – Imperial Stout com Ameixas Fumadas (10,50%, €4). Para além do sabor intenso a cevada torrada, apresenta um nível de complexidade devido ao sabor a fumo.

Também de novo no mercado, está a Raspberry Jam – Raspberry Sour (5,5%, €6), com framboesas do Alentejo e envelhecida em barricas de carvalho francês (na última edição do IBEERian Awards, foi distinguida com o prémio Best in Show). Mas há mais lançamentos previstos para este ano. Há que ficar atento. shop.doiscorvos.pt > entregas gratuias a partir €25 em Portugal Continental e Espanha, acima dos €50 oferta de uma t-shirt
8 e 9. Session Neipa e Red Ipa, Oitava Colina

A novidade fresquinha é que até ao final deste mês de março, a Oitava Colina quer começar a produzir na nova fábrica em Cabo Ruivo, na zona oriental de Lisboa. De caminho, e para celebrar o sexto aniversário, a marca criou duas cervejas novas, com diferentes caraterísticas. Para beber a qualquer hora do dia, a Session Neipa (4,5%, €18/6 unidades), com pouca graduação alcoólica, é uma cerveja que mais parece “um sumo ou um néctar de lúpulo”, descrevem os responsáveis. Já a Red Ipa (6,2%, €17,40/6 unidades), uma cerveja avermelhada dada pelos maltes, de sabor amargo e com aveia, que lhe dá um toque aveludado, liga bem com um um bife, por exemplo. Recentemente, relançaram também a Sabino Triple IPA (10% álcool, €19,40/6 unidades), criada durante o primeiro confinamento e que deixou saudades a muitos clientes. Este sabino é um homem do mar, que luta contra as fortes marés, e vem a tempo de nos livrar destes tempos complicados da pandemia. www.oitavacolina.pt/shop > Takeaway: Taproom 8.ª Marquês, Av. Duque Loulé, 85, Lisboa > T. 21 607 4060 > entregas em Portugal Continental
10 e 11. Kit Sobrevivência 2.0 e linha Mixology, Nortada

Após terem vendido mais de 1 300 packs Sobrevivência, no mês de fevereiro, a marca cervejeira Nortada, produzida no Porto, lançou o pack Sobrevivência 2.0 (€29,99). Contém quatro Vienna Lager, quatro LaranjALE, três Maria Joana, três IPA, três Weiss Bier, três Imperial Stout, dois copos e duas bases.
E se, em 2020, lançaram uma cerveja por mês no âmbito do projeto 12 Meses, 12 Cervejas, em 2021 decidiram continuar a apostar na inovação e a desafiar o consumidor a provar novos estilos de cervejas e aprender mais sobre a cultura cervejeira. Nesse sentido, desde dia 1 de março, que há uma nova linha chamada Mixology, com duas cervejas (€23,90, cinco cervejas de cada), que pretende dar a conhecer a criatividade e a irreverência dos mestres cervejeiros, com outros ingredientes à mistura. É o caso da LaranjALE, uma cerveja que acrescenta casca de laranja a uma American Pale Ale, leve e fácil de beber, com um toque de fruta fresca. Já a Maria Joana, destaca-se pela utilização de terpenos, óleos essenciais retirados de diversos alimentos de forma a mimetizar os óleos essenciais da cannabis. Ou seja, apesar de não utilizar a planta na elaboração da cerveja, a nível de aroma e sabor o resultado final é muito semelhante. Com notas de frutos cítricos, herbais e de pinho que lhe conferem um caráter refrescante, tem um final seco e levemente amargo. loja.cervejanortada.pt > entregas em Portugal Continental