1. Esporão: Provas de vinhos, de cerveja artesanal e aprender a fazer pão
Já esta semana, e até meados de abril, pelo menos, o Esporão vai realizar um conjunto de provas de vinho, azeite, cerveja artesanal e dicas gastronómicas através do Instagram. José Luís Moreira da Silva, enólogo da Quinta dos Murças e da Quinta do Ameal, será o primeiro a falar sobre a produção de vinhos no Douro (27 mar, sex 21h) , seguindo-se os vinhos da Quinta do Ameal (6 abr, seg 21h). Já Sandra Alves, enóloga da Herdade do Esporão, vai abordar os vinhos do Alentejo (1 abr, qui 21h), enquanto o encontro com David Baverstock, enólogo australiano que lidera a equipa do Esporão, terá os Vinhos do Mundo como tema (7 abr, ter 21h). Dos vinhos para a cerveja artesanal, caberá a Fábio Torre, o novo mestre cervejeiro da Sovina, apresentar as últimas novidades desta marca criada, em 2011, no Porto (15 abr, qui 21h). Na companhia da óleoga Ana Carrilho, e com a ajuda dos seus filhos, ficaremos a saber mais sobre o azeite (12 abr, horário a divulgar em breve). Caberá ao chefe Carlos Albuquerque ensinar a fazer pão (30 mar, seg 21h), dar algumas dicas gastronómicas (2 abr, qui 21h) e falar sobre o desperdício zero na cozinha (9 abr, qui 21h).
2. Quinta da Aveleda: Provas em Casa
Orientado por Francisca van Zeller, enóloga da Quinta da Aveleda, o Provas em Casa é apresentado como um workshop dirigido a apreciadores e interessados na temática dos vinhos.
Acontece às segundas, quartas e sextas, sempre às 19 horas, no Instagram da Aveleda, tem a duração de 30 minutos e ensina como se deve provar e harmonizar vinhos, e ainda as diferenças entre castas e regiões, com uma linguagem acessível. A enóloga responde ainda a perguntas em direto ou, posteriormente, por escrito. Seg, qua e sex 19h
3. Quarantine Tastes com o escanção António Lopes
Para “aligeirar estes dias”, António Lopes, escanção do restaurante Paparico, no Porto, deu início, no Instagram, às Quarantine Tastes, uma série de provas de vinhos, além de harmonizações com comida. São episódios de cinco a sete minutos, nos quais tece comentários sobre um vinho e a história da casa onde é produzido, procurando apresentar vinhos disponíveis online e que não sejam excessivamente caros. Nas Quarantine Tastes, já deu notas de prova de vinhos como o alentejano Dona Maria, reserva 2012, e do duriense Mãos, 2017.
4. Wine Hour at Home: Conversas sobre vinhos
Para assistir a estas sessões, basta estar ligado ao Instagram do Wine Hour at Home. Duas a três vezes por semana, a conversa decorre de copo na mão com a presença de um produtor, convidado a abrir uma garrafa especial, a provar e a comentar o vinho, em conjunto com o wine advisor Cláudio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão. Confirmada está a participação já nesta quarta, 25, de Dominik Huber, produtor e fundador da Priorat (Espanha); do produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França), no dia 30; e de Bernardo Cabral, da Pico Wines (Açores), a 1 de abril. A ideia resulta da parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor.
5. Monte da Ravasqueira: Notas de Prova
O Monte da Ravasqueira, há três gerações ligado à família José de Mello, também reforçou a presença nas redes sociais. Em Notas de Prova, no Instagram, o enólogo Vasco Rosa Santos fala sobre um determinado vinho, desvendando a forma como este foi pensado, criado e até como pode ser degustado. Além de abrir espaço ao diálogo entre o enólogo e quem assiste, estes encontros permitem a partilha de histórias e experiências com os clientes, em direto, duas vezes por semana. ter, qui 22h
6. Cerveja Letra: Provas comentadas
Diariamente, a partir das 18 horas, a cervejaria minhota Letra transmite, através do Facebook, provas comentadas. O conjunto de cervejas apresentado em cada dia está disponível para encomenda e entrega em casa, para quem quiser fazer a respetiva prova. A iniciativa surgiu depois do encerramento ao público dos bares que a cerveja Letra tem em Vila Verde, na Baixa do Porto e no centro de Braga. seg-dom 18h
7. Descobrir os vinhos da Quinta da Lagoalva
Com as visitas por agora encerradas, a Quinta da Lagoalva abriu uma janela online sobre o seu catálogo de vinhos, para dar uma ajuda aos seus clientes na hora de escolher. Em direto no Instagram, os enólogos da casa apresentam, em conversa, cada um dos vinhos produzidos nesta quinta situada na margem esquerda do Tejo, junto a Alpiarça. Também foi criado um e-mail para fazer pedidos (encomendas@lagoalva.pt) e um sistema de entregas em casa.