Prepare em caçarola a cebolada, com um pouco de azeite, a cebola e o louro.
Deixe suar lentamente até a cebola ficar transparente. Adicione o caldo de peixe e a infusão.
Quando levantar fervura coloque a pescada, temperada com sal, com a pele para cima. reduza o lume ao mínimo, tape a caçarola e deixe cozinhar.
Retire o peixe e reserve.
Deixe novamente ferver o molho e bata com as varas até obter uma ligação cremosa. Pode ter de adicionar mais um pouco de infusão.
Finalize com um golpe de vinagre e salsa picada. Sirva a pescada sobre a cebolada e guarneça com os grelos e os ovos de codorniz, que cozeu entretanto.
Fica bem com batata cozida com pele, depois descascada e salteada na infusão. Pode também fazer sem a cebola, suprimindo nesse caso o primeiro passo.
Infusão de azeite com colorau
Misture o azeite com o colorau e o alho, aqueça a 90 graus durante 20 minutos e deixe repousar por 1 hora, para que o colorau sedimente.
Passe por rede com papel para ficar só com o azeite. reserve em frasco no frio.
No livro Na Cozinha de Miguel Castro e Silva (Lua de Papel, 256 págs., €22,90), o jornalista Augusto Freitas de Sousa escreve sobre 48 ingredientes da Terra e do Mar (e até do Céu, onde mora um Toucinho) e o chefe de cozinha Miguel Castro e Silva leva-os para a mesa, revistando-os em outras tantas receitas. Maria de Lurdes Modesto resume: “Na cozinha do Miguel permanecem os suaves acordes e os arrebatamentos das grandes sinfonias. E este livro tem a música que gosto de ouvir à mesa dos restaurantes portugueses.”