
1. Falafel de batata-doce assada e sésamo, por Ella Woodward
Receita do livro As delícias de Ella para os amigos, de Ella Woodward, editado pela Lua de Papel
“Estes bolinhos são uma ótima ideia para a marmita. São fáceis e rápidos de fazer e também podem ser congelados, por isso, pode ter uma reserva no congelador para toda a semana. Adoro as sementes de sésamo no exterior, dão‑lhes um fantástico toque crocante e ainda lhes acrescentam beleza. Também são fáceis de transportar, o que os torna uma refeição ideal para comer à secretaria, e tenho a certeza de que muitos dos seus colegas vão ficar cheios de inveja!” Ella Woodward
Ingredientes (Para 14 falafel)
Para o puré de batata-doce
2 batatas‑doces descascadas e cortadas grosseiramente
Para os falafel
4 dentes de alho cortados grosseiramente
Um punhado de coentros frescos picados
4 c. de sopa de azeite
Sumo de 1 limão
2 c. de chá de cominhos em pó
2 c. de chá de pimentão‑doce fumado
1 c. de chá de curcuma em pó
2 c. de chá de vinagre de sidra
½ c. de chá de pimenta‑caiena
2 c. de sopa de taíne
Sal e pimenta
3 c. de sopa de farinha de grão‑de‑bico
2 latas de 400 g de grão‑de‑bico escorrido e passado por água
100 g de sementes de sésamo
Preparação
Coza as batatas‑doces a vapor durante 30 minutos, ou até estarem completamente macias. Mexa durante alguns segundos para fazer um puré homogéneo.
Pré-aqueça o forno a 220ºC (200ºC com ventilação). Forre um tabuleiro grande ou dois tabuleiros médios com papel‑manteiga. Coloque no robô de cozinha todos os ingredientes dos falafel, exceto o grão e as sementes de sésamo, junte 14 colheres de sopa do puré de batata‑doce e misture até estar quase homogéneo, depois tempere muito bem, junte o grão-de-bico e carregue no botão ‘pulse’ algumas vezes para formar uma mistura com pedaços.
Deite as sementes de sésamo num prato. Com as mãos molhadas, faça uma bola com uma colher de sobremesa cheia de mistura e coloque‑a no tabuleiro. Continue até usar a mistura toda. Ponha o tabuleiro ou tabuleiros no forno e deixe cozinhar durante 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer durante 5 minutos antes de comer.

2. Tostas de aveia e sementes, por Sofia Paixão
Receita do livro Sem Glúten com Paixão, de Sofia Paixão, editado pela Lua de Papel
“Estas tostas de aveia e sementes são deliciosas para servir com entradas, para juntar a saladas, ou usar como base de pizza ou como snack. Para variar o sabor, pode juntar especiarias e/ou ervas secas.” Sofia Paixão
Ingredientes
150 g de flocos de aveia sem glúten
1 colher de chá de sal marinho fino
30 g de sementes de linhaça
50 g de sementes de chia
50 g de sementes de girassol
50 g de sementes de abóbora
25 g de azeite extra virgem
120 g/ml de água filtrada
Preparação
Pré-aqueça o forno a 175 graus.
Num processador, coloque os flocos de aveia, o sal e as sementes de linhaça e chia, e triture até obter uma farinha fina. Junte as restantes sementes e pressione o botão turbo/pulse 4 vezes.
Deite a mistura numa taça e junte o azeite e a água. Envolva bem com uma espátula até formar uma massa que dê para moldar. Divida a massa em dois. Coloque uma das partes da massa entre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda de um rolo estenda-a bem fina. Retire a folha de cima, faça os cortes com um cortador de pizza, ou com uma faca, e leve ao forno durante 20 minutos. Repita o processo com a outra metade da massa.
Retire do forno, separe as tostas e volte-as para que tostem do outro lado por igual. Leve novamente ao forno por mais 10 a 15 minutos (vá vigiando, pois depende da potência do forno). Retire do forno e deixe que arrefeçam totalmente. Guarde-as em frascos de vidro bem vedados no máximo até 2 meses. Se entretanto ficarem moles, volte a coloca-las no forno durante mais 5 minutos.
3. Granola de trigo‑sarraceno torrado e coco
Receita do livro As delícias de Ella para os amigos, de Ella Woodward, editado pela Lua de Papel
“Sou viciada em granola. É um dos meus pequenos‑almoços e snacks favoritos. Para mim, a melhor coisa de roer um punhado de granola é a textura crocante, que é muito saciante. Ao usar trigo‑sarraceno em vez de aveia, cada dentada torna‑se especialmente crocante, e é por isso que gosto tanto desta receita. Misturo a sêmola de trigo‑sarraceno com óleo de coco, mel, gengibre, canela e baunilha, e depois bato tudo até a minha cozinha cheirar divinalmente e a minha barriga começar a dar horas!” Ella Woodward

Ingredientes (Para 1 frasco)
300 g de sêmola de trigo‑sarraceno
60 g de lascas de coco torradas
50 g de sementes de girassol
100 g de sementes de abóbora
Uma pitada de sal
3 c. de sopa de óleo de coco
3 c. de chá de canela em pó
5 c. de chá de gengibre em pó
2 c. de chá de baunilha em pó
3 c. de sopa de mel
40 a 60 g de arandos, de preferência sem açúcar (opcional)
20 a 40 g de passas (opcional)
Preparação:
Pré‑aqueça o forno a 200ºC (180ºC com ventilação).
Misture o trigo‑sarraceno, as lascas de coco torradas e as sementes numa tigela com uma pitada de sal.
Aqueça o óleo de coco, a canela, o gengibre, a baunilha e o mel numa panela, mexa com cuidado até estar tudo bem misturado e o óleo
de coco ter derretido. Deite na tigela do trigo‑sarraceno e misture bem. Espalhe, de forma uniforme, num tabuleiro.
Leve ao forno durante 15 minutos e depois mexa bem. Cozinhe durante mais 10 minutos, mexendo a meio. Deixe arrefecer e, quando estiver à temperatura ambiente, junte qualquer fruta seca que quiser e guarde numa embalagem hermética. Dura umas semanas, ou mais.

4. Pão de quinoa e rooibos, por Ângela Silva
Receita de O Livro do Pão Sem Glúten, de Ângela Silva, editado pela Manuscrito
Ingredientes (para dois pães de 500g aproximadamente)
300 g de farinha de aveia
140 g de farinha de arroz integral
80 g farinha de quinoa
10 g de farinha de coco
670 g de chá rooibos preparado
8 g de sal marinho
70 g de quinoa cozida (de preferência sem sal)
Fermento: 2 g (2 colheres de café) de fermento biológico seco ou 5 g de fermento biológico fresco
100 g de fermento natural
Preparação:
Coloque o sal marinho numa pequena taça e misture um pouco de água a ferver (cerca de 10 g).
Misturar
Misture as farinhas e o fermento biológico seco. Se usa fermento biológico fresco, parta-o em pedaços e esfregue-o junto com as farinhas até que fique esfarelado.
Adicione o chá, que deverá estar a cerca de 25 ºC. Se usa fermento natural, adicione-o agora. Misture. Adicione o sal e a sua água. Junte a quinoa cozida. Misture até obter uma massa coesa e sem grumos.
Coloque a massa dentro de uma caixa de plástico com tampa que tenha um tamanho que permita que a massa aumente o seu volume.
Primeira fermentação:
Deixe a massa descansar durante 15 a 20 minutos à temperatura ambiente antes de a colocar no frigorífico. Conserve no frigorífico entre 8 e 12 horas.
Segunda fermentação:
Divida a massa fria em duas partes iguais e coloque em duas formas antiaderentes. Tape as formas para que a massa não perca humidade. Deixe a massa fermentar até praticamente duplicar o volume.
Tenha em atenção que deverá ficar no mínimo 1 cm de distância entre a massa e a borda da forma. Entretanto, ponha o tabuleiro do forno no meio do forno e aqueça a 220 ºC.
Cozer
Coloque as formas no forno pré-aquecido e coza entre 40 e 50 minutos.
Arrefecer
Retire os pães das formas e deixe arrefecer em cima de uma grelha, durante pelo menos uma hora, antes de os cortar.
