Mais do que ensinar teorias sobre a gastronomia oriental, o que Daniel Rente pretende com o workshop deste sábado, 4, é levar os mais novos a terem uma experiência cheia de texturas e sabores diferentes. Sem facas por perto (fiquem descansados os pais mais cautelosos), o chefe executivo do Grupo SushiCafé recebe os pequenos formandos no SushiCorner Atrium Saldanha, em Lisboa. Podem participar crianças logo a partir dos quatro anos e até aos doze.
Ao longo de duas horas e sempre com a mão na massa, neste caso no arroz, na alga nori e no peixe, os futuros sushimen aprendem que no Japão se come mais peixe cru do que grelhado, ao contrário do que acontece em Portugal. Apesar de o peixe cru causar ainda alguma resistência, pelo menos aos adultos, as crianças estão mais recetivas e, por ser novidade, querem experimentar, acredita Daniel Rente. O chefe, há 18 anos ligado aos rolinhos do Japão, aconselha-as a começarem por provar os peixes mais saborosos, como o salmão e o atum, e a deixarem os brancos para mais tarde, por serem mais delicados e com menos sabor.
Aos pequenos Daniel Rente ensinará também o melhor truque para fazer um arroz em condições, com bastante goma de maneira a ficar moldável: usar uma panela elétrica e com o arroz ainda quente adicionar xarope de açúcar e vinagre. No fim da aula, as crianças vão poder levar para casa as peças que enrolaram para um almoço em família.
SushiCorner Atrium Saldanha > Pç. Duque de Saldanha, Lisboa > T. 91 223 8460 > 4 jun, sáb 10h30-12h30 > 4-12 anos > €17 > Inscrições: avenida@sushicafe.pt