Quando se vai a um restaurante que, à partida, se sabe ter 90 lugares sentados, não se espera encontrar uma sala ordeira e silenciosa. É esta a primeira impressão que se tem ao entrar n’A Cafetaria, explorada pelo chefe de cozinha Kiko Martins e aberta em finais de janeiro, no piso -2 do edifício da nova sede da EDP, em Lisboa.
Lá dentro, tudo foi pensado pelo designer Miguel Vieira Baptista, podendo escolher-se entre a mesa comprida para 14 pessoas com tampo em mármore e bancos altos (ideal para partilhar com colegas de trabalho ou com um grupo de amigos) e as mais pequenas, em madeira. Numa das paredes, destaca-se a obra de João Louro, que recria a fórmula química da cafeína. Depois de devidamente instalados, há que ver, em pormenor, a carta, que apresenta opções para o pequeno-almoço, como, por exemplo, croissants integrais com sumo de goiaba e banana, e para o lanche, pastéis de nata e iogurte grego com frutos vermelhos e granula.
Já para a hora de almoço, há uma maior diversidade, apostando-se “nos produtos leves, com algumas opções fáceis de comer à mão”, diz Kiko Martins. “Sempre com a preocupação de incluir alguns ingredientes fora do normal, como o rosbife de picanha ou a maionese de kimchee”, acrescenta o chefe dos restaurantes O Talho e A Cevicheria, em Lisboa. Além das focaccias (salmão ou galinha e rosbife de picanha), pode optar-se por uma das três massas frias, onde se destacam os noodles asiáticos com camarão e algas, ou ainda pelas saladas (são três também – e incluem couscous com beterraba, queijo de cabra e frutos secos).
“O que fazemos aqui é uma cozinha leve, rápida, pensada para uma cantina”, explica Kiko Martins. “O dia a dia dos portugueses é cada vez mais frenético. E isto transformou a forma como se come desde há cinco ou dez anos. Por isso a maior parte das soluções que aqui temos são frias”, justifica. Quanto às sobremesas, a mousse de chocolate com crumble de amendoim faz lembrar, nota, “o que comemos em casa das nossas mães”. Está-se bem, nesta cantina.
Ainda este ano, o novo edifício sede da EDP acolherá mais um restaurante com a assinatura do chefe Kiko Martins. Vai chamar-se Watt.
A Cafetaria > Av. 24 de Julho, 12, piso -2, Lisboa > seg-sex 8h30-19h