Rolinhos de Omelete com Maçã e Requeijão
Apesar de Elsa comer quase tudo o que lhe pomos à frente, as panquecas foram sempre as suas preferidas. Quando temos tempo, fazemos uma dose grande de Panquecas de Banana e Coco sem Farinha para todos, mas quando estamos com pressa fazemos estas. Na verdade, é uma omelete fina, mas a Elsa chama-lhe panqueca. O melhor é que não tem de fazer uma grande quantidade. Esta receita dá para uma dose, mas claro que pode fazer mais.
Ingredientes (serve 1)
Omelete
1 ovo
1 colher de sopa de leite de amêndoa, ou leite à escolha
1 pitada de sal marinho
1 colher de sopa de Ghee, óleo de coco ou azeite para fritar
Recheio
½ maçã vermelha, sem centro e ralada grosseiramente
3 colheres de sopa de requeijão
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa de sementes de abóbora
Algumas folhas de tomilho (opcional)
Preparação
Bata o ovo rapidamente com um garfo, juntamente com um fio de leite e uma pitada de sal, num copo ou numa taça pequena. Aqueça a ghee ou o óleo numa frigideira antiaderente de 20 centímetros, sobre lume médio-alto. Deite a mistura de ovo e frite por um minuto de um lado e 30-45 segundos do outro. Com uma espátula, volte a omelete cuidadosamente.
Misture o recheio numa taça pequena. Coloque a omelete num prato, deite o recheio no centro e enrole-a. Corte ao meio antes de servir.
Também dá para um bom pequeno-almoço para levar, se a embrulhar em papel para sanduíches.
Barras Proteicas de Cânhamo
Esta é uma das receitas mais apreciadas e comentadas do nosso blogue. As barras não só são muito saborosas, como também são um snack para pessoas de todas as idades; também as embrulhamos para levar e comer depois de um treino. São muito doces e nutritivas e cheias de proteínas.
Ingredientes (cerca de 15 barras)
Mistura seca
160 g de sementes de abóbora
100 g de coco ralado
80 g de sementes de cânhamo
50 g de pó proteico de cânhamo (ou mais sementes de cânhamo)
50 g de sementes de chia
2 colher de sopa de pólen de abelha (opcional, não inclua se for vegan)
Mistura húmida
20 tâmaras medjool frescas, descaroçadas
90 ml de óleo de coco
30 g de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
40 g de flocos de aveia
2 colher de sopa de sementes de papoila
Dá para cerca de 15 barras
Preparação
Num robô de cozinha ou trituradora potente, triture os ingredientes secos rapidamente. Não triture demasiado, para que fiquem um pouco crocantes. Deite a mistura numa taça e reserve.
Junte todos os ingredientes húmidos no robô de cozinha ou trituradora e reduza a um puré. Isto poderá demorar algum tempo. Se a sua trituradora não for suficientemente potente, poderá ter de ajudar mexendo algumas vezes com um garfo ou adicionando um fio de água.
Deite os ingredientes húmidos sobre os ingredientes secos, junte a aveia e as sementes de papoila e mexa tudo para combinar.
Espalhe a massa num tabuleiro de 28 x 28 cm, forrado com papel vegetal e pressione bem a mistura para que fique compacta. Refrigere por cerca de 30 minutos.
Corte em barras, embrulhe-as em papel e guarde num recipiente hermético.
Mantém-se durante um semana no frigorífico.
Dica: Se não tiver uma trituradora potente, coloque as tâmaras descaroçadas num prato e esmague-as com um garfo até estarem pegajosas e suaves como caramelo. Demorará alguns minutos. Depois, adicione os restantes ingredientes um a um e amasse manualmente até estarem bem misturados.
Bolo de Panquecas de Frutos de Verão (sem glúten)
Fiz várias versões deste bolo desde que era criança e nunca me cansei dele. Acho que é lindo com todas as panquecas sobrepostas e os frutos vermelhos e as natas sobressaindo pelos lados. Tradicionalmente, colocaria compota entre as camadas, mas nós usamos fruta fresca, manteiga de frutos secos e xarope de tâmaras.
As panquecas devem ficar muito finas, por isso usamos sempre uma frigideira antiaderente quando fazemos esta sobremesa. Pode preparar as panquecas de véspera e montar o bolo mesmo antes de servir. David
Ingredientes (serve 10)
Massa de panquecas
200 g de farinha de trigo-mourisco
3 ovos grandes
480 ml de leite de soja ou leite à sua escolha
1 colher de sopa de óleo de coco, mais um pouco para fritar
1 pitada de sal marinho
Camadas
3 bananas maduras, fatiadas finamente
225 g de framboesas, esmagadas com um garfo
225 g de amoras, esmagadas com um garfo
125 g de Manteiga de Frutos Secos
120 ml de Xarope de Tâmaras
480 ml de natas espessas (de vaca, aveia ou soja), frescas
Cobertura
150 g de framboesas
125 g de amoras
2 c. de sopa de pistácios, picados
Preparação
Para fazer a massa, junte todos os ingredientes e 240 ml de água numa taça grande e bata vigorosamente até obter uma massa suave. Assegure-se de que não tem grumos. Refrigere por 20 minutos. Volte a bater bem depois de retirar do frigorífico, pois a farinha tende a assentar no fundo.
Aqueça uma frigideira de 20 cm, de preferência antiaderente, em lume médio-alto. Quando a frigideira estiver quente, deite algumas gotas de óleo e cerca de 75 ml da massa. Agite a frigideira até a massa estar bem distribuída. Frite por 45-60 segundos de cada lado, até as panquecas estarem douradas e poderem ser facilmente viradas com uma espátula.
Frite todas as panquecas – a massa deverá dar para cerca de 15 – e coloque sobre papel vegetal para arrefecerem. Pode fazer camadas intercaladas com papel vegetal para as panquecas não pegarem.
Para montar, deite as natas frias numa taça grande refrigerada. Com uma batedeira ou varas, bata até formarem picos. Reserve.
Coloque a primeira panqueca fria sobre uma base de bolo. Cubra com uma camada de rodelas finas de banana bem distribuídas. Coloque outra panqueca e cubra com 1/3 das framboesas esmagadas. Depois, continue com outra panqueca e 1/3 das amoras esmagadas. Acrescente outra panqueca e, com cuidado, espalhe uma camada fina de manteiga de frutos secos e xarope de tâmaras. Junte mais uma panqueca e barre com uma camada de natas batidas.
Depois, repita novamente começando com a camada de banana.
Continue até usar todas as panquecas. Termine com natas batidas, fruta fresca e pistácios picados finamente.

Vegetariano Todos os Dias (Casa das Letras, 250 pág., €25,90) reúne mais de 100 receitas divididas em sete capítulos: Manhãs, Refeições Leves, Para levar, Jantares de Família, Petiscos, Bebidas, Sobremesas e guloseimas. Os autores incluiram ainda conselhos sobre ingredientes a ter na dispensa e uma lista produtos que compramos em loja – como molho de tomate, caldo de legumes ou leite de aveia – e podemos fazer em casa.