
Pho – caldo de legumes e noodles vietnamita
Vista para o Castelo de São Jorge e para o rio Tejo, um cocktail na mão e um prato de ostras à frente – eis um dos cenários no The Insólito, o restaurante no terceiro andar de um palacete centenário em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. Por aqui, há uma nova ementa desde o início do mês e Nuno Bandeira de Lima, o chefe de cozinha que a criou, garante que é “a mais arrojada” desde a abertura do restaurante, em julho do ano passado: “Fiz uma carta mais complexa, usei produtos de qualidade e técnicas mais avançadas, como a molecular. Com ela quis dar um salto. Não é esta a motivação de um chefe?”.
É com as texturas, os sabores inesperados e a apresentação original das novas iguarias que Nuno Bandeira de Lima espera surpreender quem ali se senta para comer. Um dos pratos que se destaca na nova ementa é o veado assado com risotto de ragú de cogumelos e molho de uva preta e Porto, que chega à mesa a “fumegar” – um efeito criado pelo uso de gelo seco. “Deu-me bastante gozo a confecionar. O mais difícil foi escolher a carne, há poucos produtores”, conta.
O Carpato (carpaccio de pato fumado com tomilho, ravióli de laranja, compota de pêra e Porto), o Carrego (carré de borrego em tajine com mel, lima e tomilho) e o Peixe da Noite (filete de peixe de robalinho corado em azeite de alecrim, amaranto e quinoa, saladinha de aipo, pimentos e cenouras e mussolini de anchova) são outras das novidades.
Há várias sobremesas na lista, mas nenhuma faz virar tantas cabeças na sua direção como o Abacaxi & Côco (abacaxi grelhado com creme de lime e coco, massa filo, gelado de caril e coco e raspas de lima, servido com uma piña colada) que vem acompanhada por música, a lembrar o Havai: “Escondi uma coluna no interior do tacho”, desvenda o chefe de cozinha.

Abacaxi & Côco
O uso de gelo seco e a coluna são apenas dois dos segredos da nova apresentação. Mas há mais elementos decorativos que merecem atenção, como as pedras que apanha nos jardins lisboetas e que pinta à mão ou as flores comestíveis e as micro-ervas que planta na sua míni estufa, que integram o cenário idealizado por Nuno Bandeira de Lima.
Para lá das opções escolhidas à carta, existe ainda um menu de degustação, composto por cinco pratos (três entradas, dois principais e uma sobremesa, por €55 euros, sem bebidas), disponível todos os dias. À exceção da carne, todas as sugestões são acompanhadas por um gelado, resultante da parceria com o Santini.
“Nesta carta quis, ainda, combinar as entradas e as sobremesas com os cocktails do nosso bar”, explica Nuno Bandeira de Lima. Vale a pena, por isso, espreitar a lista de bebidas de autor (o Smoke Me é feito com bourbon, xarope de maça verde, sumo de lima e tomilho fumado, já o Holy Síp-o é servido com vodka, ananás, gengibre, cardamomo, hortelã, sumo de limão e xarope).
É preciso ir com tempo, avisa-se, chegar cedo para apreciar o pôr-do-sol e a vista que espreita do outro lado – e, sobretudo, chegar com vontade de provar combinações… insólitas.

Holy Síp-o é servido com vodka, ananás, gengibre, cardamomo, hortelã, sumo de limão e xarope
The Insólito > R. de São Pedro de Alcântara, 83, Lisboa > T. 21 130 3306 > ter-qua 18h-24h, qui-sáb 18h-1h