
D.R.
Todos os anos, a 20 de janeiro, cumpre-se o secular voto a S. Sebastião na Festa das Fogaceiras, com o célebre pão doce a ser alvo de bênção na Igreja Matriz, seguida de procissão pelas ruas da cidade, que faz desfilar centenas de meninas e adolescentes vestidas de branco. É assim há mais de cinco séculos e, embora o programa se tenha alargado a outras atividades, como concertos, exposições e oficinas, há momentos que se repetem ano após ano. Assim acontece com o cortejo que sai da Câmara Municipal, às 10h30, e segue para a igreja matriz, onde meia hora depois se celebra a missa solene. À tarde, a partir das 15h30, tem lugar a procissão.
O cartaz da Festa das Fogaceiras fica completo com a apresentação nesta quarta-feira, 20, da peça de teatro de revista Para Variar, no Teatro António Lamoso. Até final do mês, pode ainda assistir à estreia mundial da Symphonic Clapton (23 jan, sáb 21h30), no Europarque, ou ver o concerto dos Aurora (29 jan, sex 21h30) no encerramento da festa no Teatro António Lamoso.
De volta à fogaça, que se aconselha cortar à mão, para acompanhar o chá ou o café, veja o passo a passo que fizemos com Diogo Almeida, na Confeitaria Castelo.