As camisas e as boinas já estão a postos. Não será para se fazerem ao mar, mas para receber os clientes à mesa. Durante quatro dias, desta quinta-feira, 5, até domingo será esse o traje usado pelos empregados do restaurante À Margem. Antonieta Rodrigues, a proprietária, não se limitou a criar um menu para o Há Peixe!, a festa que vai juntar gastronomia, música e tradições na Afurada, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa da câmara municipal conta com a participação de todos os restaurantes e tascas desta zona piscatória, dez no total, para servir peixe fresco, em diversas variantes. No À Margem haverá um menu de caldeirada e parrilhada de peixe, que inclui sobremesa, bebidas, entradas, café e vinho do Porto (€20). No restaurante Victa, outro dos participantes, serve-se robalo e garoupa grelhada com arroz de algas.
Fora da mesa, vai cantar-se fado nos dias 6 e 7, em todos os restaurantes, a partir das 20h30. Já o Centro Interpretativo da Afurada será palco do ciclo de conversas Procurando Histórias, com Blind Zero e Marta Ren (6 nov, 19h), Pedro Abrunhosa (7 nov, 17h) e José Nogueira dos Já Fumega (8 nov, 17h). Além de magusto, projecção de filmes e de pinturas nas ruas da Afurada, a música vai estar na mão de djs nos fins de tarde de sábado e domingo, entre as 16 e as 19 horas, na Douro Marina.
Sempre muito procurada, em especial no verão, a Afurada pretende agora ser uma alternativa a quem sai para jantar, mesmo nos meses mais frios.