“Mudar de vida”, foi este o objectivo de Isabel Queiroz, 37 anos, quando colocou em suspenso a profissão de enfermeira para se dedicar à criação de uma loja de produtos nacionais.
O resultado é a Santo António, Conservas & Cia., aberta há duas semanas na Rua Formosa, na Baixa do Porto. “Temos que dar a conhecer o que o País tem de bom e dar valor ao que é português”, diz, segura, enquanto desfia os produtos que tem lá dentro.
Desde logo, uma área destinada às iguarias da Madeira: a Brisa de Maracujá, marmelada e bolachas da Fábrica de Santo António, do Funchal, rebuçados de funcho, maracujá, gengibre e banana, mel de cana, além de diversos licores (anis, anona) e poncha.
Dos Açores vieram as conservas de Santa Catarina, já premiadas pela Greenpeace por conterem o atum mais sustentável do mundo. Do continente encontra as conservas artesanais da La Gondola, queijos da Quinta da Aveleda e da Herdade do Escrivão, enchidos, chás da Ervas da Zoé (empresa que se dedica, em Castelo Branco, à produção de ervas aromáticas).
O espaço tem ainda um sector dedicado ao chocolate nacional: trufas de chocolate negro em vinho do Porto da Douro’s Flavours, chocolates de Vila Verde, bombons com vinho do Porto “Terra Prima” da Fonseca… A localização não foi alheia ao facto de o Porto ser cada vez mais visitado por turistas estrangeiros, que passeiam pela Baixa.
SANTO ANTÓNIO, CONSERVAS & CIA.
R. Formosa, 218A, Porto
T. 22 208 4588/ 96 455 2443
Seg-Sáb 10h-19h