As terras do grande lago de Alqueva são um local privilegiado para ver estrelas e constelações. As características únicas do céu noturno, com um índice de poluição luminosa muito baixo, existentes nos municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Barrancos, Portel e Moura, permitem ter um céu mais escuro e, assim, garantir as condições ideais para uma excelente observação. Esta condição única permitiu constituir a Reserva Dark Sky Alqueva, reconhecida como a primeira reserva do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo. Este é, por isso, um local de excelência para observar as estrelas.
O produto turístico, importante para o desenvolvimento da região, está a ser implementado através de uma Rota Dark Sky Alqueva, permitindo aos turistas realizar diversas atividades noturnas entre a observação de estrelas, birdwatching, passeios pedestres ou a cavalo, observação noturna da fauna, ceias nas margens do lago, um passeio de canoa e até provas de vinho.
A rota fica completa com a possibilidade de ficar alojado em unidades hoteleiras da região, como o Hotel Refúgio da Vila em Portel ou o Monte Alerta em Monsaraz, e de degustar as iguarias da cozinha alentejana no restaurante Sem-Fim, em Monsaraz, ou no Pátio da Oliveira, em Mourão. As reservas devem ser feitas através dos contactos da lista de aderentes, disponível no site www.turismoalqueva.pt/dark-sky, ou através do mail genuineland@gmail.com, endereço que pertence à Rede Europeia de Turismo de Aldeia, se quiser optar por um pacote organizado. Sendo astroturista ou não, esta é uma rota a descobrir por terras onde o céu é o limite.