O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) abriu em dezembro de 2006. “Ter uma Cafetaria do Museu sempre esteve nos planos”, conta Paulo Gama Mota, o diretor. Desde o início do mês, a Cafetaria é uma realidade, com funcionamento autónomo e horário mais alargado do que o museu.
Atravessado o corredor de bétulas que dá acesso à Cafetaria, não há como falhar a entrada o nome do espaço está escrito em letras garrafais na fachada da casa de linhas retas, que esconde uma sala com um enorme pé-direito, teto em madeira, janelas rasgadas para a cidade.
Lá dentro, Sara Monteiro, responsável pela exploração do espaço, optou por pratos saudáveis com frescos vindos do Mercado de Coimbra. Na lista, saltam à vista os hambúrgueres (o que leva ovo de codorniz, cebola confitada e mel é delicioso); os montaditos, uma fatia de pão de água torrada com várias combinações, como a temperada com azeite e alho, camarão, tomate cereja e rúcula; os consomés; as tábuas de presunto e queijo; as saladas. Enquanto o verão se prolonga, é difícil resistir à esplanada; quando houver frio para acender a lareira, haverá brunch aos domingos.
- SUMOS NATURAIS
Todos os dias há três diferentes à escolha melão, pêssego e laranja, abacaxi e hortelã. Os cafés gelados são servidos também em copo de refresco. Batidos no shake com gelo, podem levar hortelã, limas, gelado.
- HORÁRIOS… SÓ NA UNIVERSIDADE
Na Cafetaria pode tomar-se o pequeno-almoço à noite e devorar um hambúrguer às dez da manhã. A única regra é que a cozinha fecha às 22 e 30 para pratos quentes.
- A CIÊNCIA À MESA
Não deixe de pegar num dos vários prospetos com brincadeiras científicas que estão junto à lareira. Há perto de uma dezena de experiências que se podem fazer ali mesmo, com recurso a garrafas, latas, palhinhas, moedas.
CAFETARIA DO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Lg. Marquês de Pombal
Seg-Qui e Dom 10h30-1h, Sex-Sáb 10h30-4h