O que poderão ter em comum os estilistas Storytailors, o músico Tiago Bettencourt, os artistas Alexandre Farto e Filipe Pinto Soares? Os cinco foram convidados pelo Braga Parque a projetarem as Janelas de Futuro, através da recriação de montras, em diferentes áreas como a moda, universo infantil, música e consumo urbano.
A iniciativa começou em Braga, onde esteve até ao passado domingo e voltará em outubro, passou por Barcelos (até dia 25), e está desde ontem em Vila Nova de Famalicão (até 2 de outubro). Não se surpreenda, por isso, se encontrar montras sem propostas de roupa, calçado ou acessórios.
O músico dos Toranja e Mantha, Tiago Bettencourt, reuniu “recortes de revistas sobre várias temáticas do panorama social” e cobriu um manequim com esses “pedaços de acontecimentos, simbolizando um momento criativo”.
O projeto dos criadores João Branco/Luís Sanches incidiu sobre o corpo humano “enquanto agente que contribui para o progresso “. Uma “fusão dos traços ocidentais com os orientais, remetendo para origamis e formas geométricas manipuladas” fazem parte da montra elaborada pelos Storytailors, onde sobressaem balões que pretendem deixar esta ideia: “Cada pessoa deve divertir-se com o que veste.”
Alexandre Farto (ou Vhils) recolheu vários materiais e optou por retratar o consumo urbano e a forma como este interfere na formação do indivíduo.
No seu projeto de montra o artista deixa uma questão: “Somos nós que influenciamos as marcas ou são elas que nos influenciam?” Filipe Pinto Soares dedicou o seu projeto à infância.
“Quis criar algo que as crianças decifrassem com facilidade”, conta. “Esta obra apela simbolicamente a várias emoções: enquanto o cifrão remete para o esforço, o lobo representa os medos e o Mickey caracteriza, por exemplo, a alegria”, descreve o artista.
JANELAS DE FUTURO
28 Set-2 Out, Pça 9 de Abril, Vila Nova de Famalicão
5-31 Out, Braga Parque, Braga