Aproveite o bom tempo e o calor para conhecer melhor o património natural da região de Tróia. A par das fantásticas praias, com extensos areais e águas cristalinas, e da beleza do Parque Natural da Arrábida, esta península esconde outros “tesouros” paisagísticos que merecem ser descobertos e visitados, como a Reserva Natural do Estuário do Sado e as Ruínas Romanas, que estão classificadas como Monumento Nacional, desde 1910.
Assim, até ao final de agosto, faça uma pequena pausa na ida à praia e visite este lugar com 2 mil anos de história, localizado entre o estuário e a Laguna da Caldeira (o acesso faz-se pela estrada municipal Tróia-Comporta, mais concretamente a 1,2 km a noroeste do novo cais dos ferries).
O projeto, da autoria do arquiteto paisagista Hipólito Bettencourt, insere-se no complexo turístico Troiaresort e mostra-nos o “maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo”, assim como algumas casas, um mausoléu, uma basílica paleocristã e necrópoles desta cultura. Para lá da visita que pode optar com ou sem guia (o percurso tem cerca de 450 metros) e do “mergulho” na história dos nossos antepassados, pode ainda participar nas atividades lúdico-pedagógicas que estão programadas.
RUÍNAS ROMANAS DE TRÓIA
Visitas sem guia (€5) até final Ago: Ter-Sáb 10h-13h, 14h30-18h30, Set-Out: Sáb 10h-13h, 14h30-17h30
Visitas guiadas (€7,50): Jun, Sáb 15h, Jul-Set, Qua e Sáb 10h30, Out, Sáb 15h, Nov, Sáb (dia 5) 15h e Dez, Sáb (dia 3) 15h