Nos campos ou à beira das estradas, sobressaem os brancos, rosa e roxo das flores da amendoeira. Pela região, teme-se que o São Pedro não ajude e a chuva possa fazer cair este florido antes do tempo.
Há semanas que centenas de forasteiros estão a chegar à chamada Terra Quente para observar um dos espetáculos mais generosos da mãe-natureza. Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa antecipam, ano após ano, a chegada da primavera, promovendo a visita às amendoeiras como um dos (maiores) cartazes turísticos da região.
Em Foz Côa, que gosta de se autoproclamar de capital da amendoeira, a XXX Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais prossegue até domingo, 13, com concertos, desfi les etnográfi cos, exposições e passeios. Assim como em Figueira de Castelo Rodrigo onde, também até domingo, “a primavera acontece mais cedo” e reúne jogos tradicionais e provas de perícia. Se não puder (ou quiser) viajar de carro, poderá optar pelo programa turístico organizado pela CP (e um dos mais antigos) à Rota das Amendoeiras.
O QUE VER (ALÉM DAS AMENDOEIRAS)
Alfândega da Fé
Mercadinho Flor de Amêndoa, Posto Turismo. Até 31 Mar Promoção e venda dos produtos das terras de Alfândega como azeites, queijos, enchidos, compotas
Vila Nova de Foz Côa
Exposições Permanentes de Artesanato, Posto de Turismo, Até 31 Mar
Rota das Amendoeiras da CP
Dias 19 e 16 Mar. €33 (€23 criança 5-12 anos). Inf: 22 10 52 524/ 526/ 511 Saída da estação Porto/Campanhã às 7 e 40 (passagem por Rio Tinto, Ermesinde, Penafi el, Caíde, Régua, Freixo de Numão) e chegada ao Pocinho às 11 horas. O trajeto é complementado com autocarros em três circuitos à escolha. O comboio de regresso parte do Pocinho às 19h50, com chegada ao Porto/ Campanhã às 22h55.