Em finais do ano transato o conservador matutino francês Figaro, a propósito da crise económica que se refletia no decréscimo de vendas dos champagnes, titulava assim um dos seus artigos: Freixenet, le cava espagnol qui nargue nos champagnes (Freixenet, a cava espanhola que despreza os nossos champagnes).
Segundo o articulista a quebra de vendas de champagne atingira quase metade das vendas de 2008, enquanto a cava apenas vira reduzido o seu negócio em 12%. O desempenho empresarial da Freixenet era superior ao da Moët & Chandon, à Mumm, à Pommery, à Lanson, as maiores casas da região do Champagne. A que se deve tal êxito comercial e global? Em primeiro lugar aos preços muito mais baixos das cavas em relação aos champagnes; em segundo lugar à qualidade da cava. Em prova cega muitos franceses não distinguiriam um champagne de uma cava. Claro que há também o marketing (a Moët & Chandon usava a Fórmula 1; a Bollinger os filmes do 007 e a Freixenet acaba de lançar um pequeno Scorcese The key to Reserva inspirado em obras de Alfred Hitchcok (www.scoresesefilmfreixenet.com).
Em tudo isto há na Freixenet um grande rigor profissional e empresarial. E um grande respeito pelo consumidor, que lhe permite vender cerca de 90 milhões de garrafas por ano em todo o mundo. Vamos, pois, às cavas.
Freixenet Excelencia Cava Brut ****
As castas Xarel.lo, Macabeo e Parellada afinaram esta cava a preço reduzido com qualidade acima da média.
Freixenet Cordon Negro Cava Reserva Brut ****/*****
Com 11,5% vol. álcool estagiou 15 meses em cave antes de chegar ao consumidor.
Freixenet Cordon Negro Cava Seleccion Brut ****/*****
As castas Xarel.lo, Macabeu e Parellada proporcionaram-nos esta cava selecionada, que se ponderarmos a relação qualidade/preço é excecional. Vai aos 12% vol. álcool e o produtor sugere que seja servida a 6º/8º C.
Freixenet Cordon Negro Cava Vintage Brut 2007 ****
Comercializada apenas em anos excecionais e vinificada a partir de duas castas, Macabeo e Parellada, esta cava não atinge, na minha prova, a excecionalidade.
Freixenet Cordon Rosado Cava Seleccion Brut ****
Simples, quase perfeito e barato, vinificado a partir das castas Trepat e Garnacha, que lhe deram cor, corpo e alma. Cor, aromas e sabores frescos intensos a morangos e framboesas.