Esperávamos por ela há já algum tempo, com a devida curiosidade. O que levará uma marca como a italiana Prada a escolher Lisboa nestes tempos de crise anunciados? Seria mesmo verdade? É verdade.
As criações de Miuccia Prada mais o olhar visionário do seu marido, Patrizio Bertelli, estão, agora, no centro da cidade, acompanhando uma tendência que já não é nova: continuar a transformar a Avenida da Liberdade num dos locais mais cosmopolitas de Lisboa, concorrendo, assim, com a zona do Chiado. Com as devidas diferenças, naturalmente, marcadas sobretudo pela “arquitectura local”. A loja Prada veio instalar-se num antigo stand da Fiat, num edifício histórico, projectado, em 1926, por Cottinelli Telmo, desenhador, decorador, músico e cineasta (Canção de Lisboa, 1933), e que é um dos exemplos do modernismo arquitectónico nacional. Aliás, tanto Miuccia como Patrizio vêem na arquitectura uma continuação do seu trabalho. Veja-se a aposta que fizeram nos chamados Prada Epicentros, para os quais convidaram Rem Koolhaas e Herzog & de Meuron para desenharem, respectivamente, as lojas de Nova Iorque e Tóquio.
Em Lisboa, o espaço interior foi concebido pelo arquitecto Roberto Baciocchi, que manteve as duas entradas do prédio e as quatro vitrinas de exposição. Com 650 m2 dividos por dois andares, tem em exibição as colecções de pronto-a-vestir, malas, acessórios e calçado para homem e mulher, bem como produtos de maquilhagem e perfumes.
UMA HISTÓRIA ANTIGA A Prada foi fundada em Milão, em 1913, por Mario Prada, avô de Miuccia, que abriria uma loja exclusiva na prestigiada Galleria Vittorio Emanuelle II. Ali começou por vender carteiras em cabedal, malões, estojos e acessórios de luxo, tornando-se rapidamente num ponto de passagem obrigatório para a aristocracia e classes altas europeias. Em 1919, a Prada seria nomeada “fornecedor oficial da Casa Real Italiana “, passando a poder integrar o escudo e os nós da Casa de Sabóia no seu logótipo.
No final dos anos 60, Miuccia Prada e Patrizio Bertelli iniciaram a sua colaboração, lançando as bases para a expansão internacional que se seguiria.
A criatividade de Miuccia e a capacidade que tem de transpor para o seu trabalho ideias ligadas às suas vivências de uma forma inovadora, antecipando as tendências, fez que a marca Prada seja hoje reconhecida como uma das cem marcas mais valiosas do mundo. A capacidade de inovação em todas as áreas “obrigou-os” a expandir os horizontes muito para além da moda: arte, arquitectura, cinema são, também, parte integrante dos seu valores. A Fondazione Prada, criada em 1993, quer continuar a lançar “grandes desafios intelectuais na arte e na cultura contemporâneas”.
Tudo isto se reflecte, naturalmente, na moda desenhada por Miuccia, a mulher que a revista Time elegeu, em 2005, como uma das mais influentes personalidades do mundo: uma moda com personalidade forte, provocante e sofisticada, de espírito aberto e de vanguarda.
Agora ao alcance de todos nós nem que seja para podermos perceber porque é que “o diabo veste Prada”.
OS NÚMEROS:
- 4 marcas: Prada, Miu Miu, Church’s e Car Shoe
- 13 unidades de produção: 12 em Itália e uma (Church’s) na Grã-Bretanha
- 280 lojas: Operadas directamente
- 1 561 milhões de euros: Volume de negócios em 2009
- 7 200 empregados directos: Em todo o mundo (até 1 de Janeiro de 2010)
- 76 países: Onde são vendidos produtos Prada
- 4 000 000 metros: Tecido usado por ano no fabrico das peças
LUXO E LIBERDADE:
A crise parece não estar a passar por aqui…
BURBERRY Uma das mais clássicas marcas britâncias também escolheu a avenida para se mostrar de corpo inteiro. Av. da Liberdade, 196 T. 21 317 4444
CAROLINA HERRERA Nascida na Venezuela, Carolina Herrena escolheu os EUA concretamente Nova Iorque, onde vive desde os anos 80 do século passado para desenvolver a sua profissão: a de criadora de moda. Actualmente, além da roupa e dos acessórios de moda, ganhou fama com as fragância que tem vindo a lançar. Av. da Liberdade, 150 T. 21 325 9294
DOLCE & GABBANA A dupla mais famosa da moda mundial instalou-se, desde 2007, na avenida, muito perto do Marquês de Pombal. Com dois andares, vende a linha mais acessível da marca. Av. da Liberdade, 258 B T. 21 365 1000
EMPORIO ARMANI A única loja do famoso criador italiano no nosso país. Av. da Liberdade, 220 T. 21 314 0743
ERMENEGILDO ZEGNA A marca de luxo Italiana Ermenegildo Zegna comemora esta ano o seu primeiro centenário. Sempre com o mesmo princípio: tornar os homens muito elegantes. Av. da Liberdade, 151 T. 21 343 3710
HERMÈS Uma das mais carismáticas marcas francesas, “fugiu da avenida e instalou-se no Chiado. Sucesso garantido, naturalmente, apesar dos preços não estarem ao alcance da maioria. Vale a pena, no entanto, espreitar a montra e reconhecer a sobriedade e elegância de todos os seus modelos -desde os lenços às malas, passando pela roupa de homem e de mulher. Lg. do Chiado, 9 T. 21 324 2070
LOUIS VUITTON Roupa, acessórios, marroquinaria… e também os famosos carnet de voyages e city guides. A Louis Vuitton continua a ser um símbolo de exclusividade, mas também de bom-gosto e de qualidade absoluta. Av. da Liberdade, 190 A T. 21 358 4320
MARC JACOBS Um espaço inovador, projectado pela Stephan Jaklitsch Architects, e dividido em duas partes: de um lado as peças masculinas (desde roupa a acessórios) e outro, bem maior, para mulheres. Lg. de São Carlos, 1 T. 21 342 9315
TOD’S Marca italiana de acessórios de luxo onde, naturalmente, se destacam os famosos mocassins. Av. da Liberdade, 196 T. 21 315 5319
TRUSSARDI A marca apresenta duas linhas: para homem e para mulher, onde o clássico e o moderno se conjugam. Ideal para quem procura um estilo casual chic. Av. da Liberdade, 258 T. 21 3 563 235
E AINDA:
- Purificación Garcia (Av. da Liberdade, 150)
- Adolfo Dominguez (Av. da Liberdade, 180)
- Hugo Boss (Av. da Liberdade, 8)
- Alfred Dunhill (Av. da Liberdade, 224B)
- Fashion Clinic (Av. da Liberdade, Tivoli Forum)
- Timberland (Av. da Liberdade, 196)