Uma “gata-boneca” japonesa, com os olhos grandes como quase todas as “bonecas” japonesas, vai transformar-se em top model durante uma hora. Na edição deste ano da Moda-Lisboa, 20 criadores nacionais e ainda a Victoria Casal Couture apresentam na Cidadela de Cascais a sua interpretação de Hello Kitty. Uma iniciativa que irá contribuir para a Ajuda de Berço. Solidariedade, aliás, é coisa que não falta entre os criadores nacionais inserida nesta edição, e em parceria com o Alto Comissariado da Saúde e a Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas, será apresentada a exposição O Poder da Moda Contra o Cancro, onde serão exibidos acessórios de cabeça desenhados por Alves/Gonçalves, Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors.
De hoje, dia 8, e até ao próximo domingo, 11, realiza-se a 33.ª edição da ModaLisboa, na Cidadela de Cascais. Fashion Force’33, o tema desta edição, marca, também, um fim de ciclo, já que para o próximo ano está assegurado o seu regresso a Lisboa.
E agora falemos dos desfiles, ou melhor, dos criadores (ver calendário) que aceitaram participar neles. São os melhores, naturalmente: de Alves/Gonçalves a Ana Salazar, de Pedro Pedro a Ricardo Preto… E há, ainda, as marcas nacionais e internacionais com presença assegurada neste certame desta vez desfilará a adidas Originals, a CIA Marítima, a TM Collection (de Teresa Martins) e a já referida Hello Kitty.
As palavras escolhidas para melhor definir esta edição são “liberdade, iniciativa e movimento “. A inspiração, essa, “é um manifesto oficial contra a uniformização e a massificação do gosto”. Promete-se a diferença e o combate à indiferança; a resistência e a resiliência para com os princípios de vitalidade, profissionalismo e coragem. A ModaLisboa está atenta à “nova ordem global” e vai mostrá-lo com as colecções para a próxima Primavera-Verão 2010, através de temas, modelos e padrões que tentam explorar novos “territórios”.
Um novo mundo, o da animação, abriu caminho para a apresentação de Hello Kitty Cores, o desfile que celebra o 35.° aniversário da gata que nasceu em Tóquio pelas mãos do designer Ikuko Shimizu, com o propósito de criar uma personagem animal que apelasse ao “sentimento adolescente” de todos nós. Agora, Rita Pereira, Vanessa Oliveira, Orsi Fehér, Cláudia Borges e Lúcia Garcia foram as modelos convidadas para fazer desfi lar as criações dos artistas portugueses: Aleksander Protic inspirou-se no futurismo e na Manga e desenhou um vestido-estrutura em cor magenta; Alexandra Moura utilizou lã com acabamentos brilhantes para fazer um vestido: Anabela Baldaque criou um vestido évasé em rosa-pálido; José António Tenente explora o carácter mais sofi sticado de Hello Kitty adaptando grafi smos e animação num vestido de organza preta sobre tafetá magenta; Ricardo Dourado criou um vestido coberto de strass; Ricardo Preto desconstrói uma T-shirt estampada com a imagem de Hello Kitty e faz da sua reconstrução a aliança entre o lado infantil e o adulto; Katty Xiomara sugere o quimono como peça estruturante da gata nipónica mais famosa do mundo; Miguel Vieira potencia o seu lado mais sedutor, propondo um elegante vestido branco assimetricamente pregueado…
Enfim, a criação solidária da ModaLisboa continua activa. Como as sete vidas desta gata.
>> CALENDÁRIO DOS DESFILES
- Quinta-feira, 8 19h Alves/Gonçalves (só para convidados) 20h Ricardo Preto 21h TM Collection 22h30 Filipe Faísca
- Sexta-feira, 9 19h Alexandra Moura 20h White Tent -LAB 21h CIA Marítima
- Sábado, 10 15h Vítor – LAB 16h adidas Originals 17h Katty Xiomara 18h aforestdesign – LAB 19h Luís Buchinho 20h Nuno Baltazar 21h Ana Salazar
- Domingo, 11 15h Lara Torres -LAB 15h30 Hello Kitty 16h30 Pedro Pedro 17h30 Nuno Gama 18h30 Aleksander Protic 19h30 Dino Alves 20h30 Ricardo Dourado 21h30 Miguel Vieira