Neste quarto episódio da série Manual para Descomplicar o Cancro, publicado em primeira mão pela VISÃO, Marine Antunes, palestrante e criadora do projeto Cancro com Humor, fala sobre o que diz ser “um dos maiores flagelos no mundo: os maus presentes oferecidos aos doentes oncológicos”: pijamas, chinelos, livros de auto-ajuda com bocas indiretas e alimentos proibidos.
“Ninguém no seu perfeito juízo acha boa ideia ter cancro, nós apenas aceitamos aquilo que não podemos mudar”, começa por dizer, no vídeo, referindo que os doentes podem, apesar disso, aproveitar “o lado positivo da experiência”.
“Por exemplo, o facto de se receberem oferendas como um rei” de quem mais se gosta, afirma Marine Antunes, divertida. O problema, diz, é quando não o sabem fazer. Ao longo de pouco mais cinco minutos, a jovem fala diretamente para estes doentes, de forma leve e sem rodeios, sobre os “péssimos” presentes que se dão a quem tem cancro e explica que o melhor que se pode oferecer são momentos e boa companhia.