O fruto do morangueiro é um alimento muito apreciado em todo o mundo e utilizado nas mais variadas receitas. Ao natural, no iogurte ou batidos, doces ou compotas, sumos naturais ou apenas com açúcar, o morango possui diversos benefícios nutricionais para o organismo.
Embora seja mais consumido entre abril e agosto, o morango é produzido durante quase todo o ano, sendo os seus maiores produtores mundiais os Estados Unidos, México e China. Em Portugal, as maiores produções de morangueiros ficam no Alentejo, Algarve e Ribatejo. O seu consumo, no entanto, é especialmente recomendado dentro de época, devido à sua riqueza nutricional, que atinge o seu pico. “São uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrada em lanches e snacks. Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos”, pode ler-se na página do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.
Leia também: Abacate: os benefícios do alimento-estrela
Os morangueiros podem ser divididos em duas categorias, os remontantes – plantas que florescem várias vezes ao longo do ano – e os não remontantes – que florescem apenas uma vez. Existem várias variedades de morangos, facilmente distinguíveis pela vivacidade da cor, sementes e folhas. Destacam-se, por exemplo, a Rociera, Candela, San Andreas e Tudla.
Alguns benefícios do morango:
- Baixo em calorias – fruto doce e aromático, o morango tem uma baixa quantidade de calorias – aproximadamente de 5 kcal por morango – e é maioritariamente composto (cerca de 90%) por água. Apresenta, no entanto, um baixo valor energético.
- Rico em vitaminas e minerais – rico em potássio, magnésio, vitaminas A, C e complexo B, o morango é um alimento nutricionalmente muito benéfico. A vitamina A, por exemplo, ajuda a melhorar a função cognitiva e ocular. Já a vitamina C ajuda a defender o organismo e a fortalecer o sistema imunitário e a B9 e o potássio promovem a saúde cardiovascular e previnem doenças cardíacas. Os elevados nos antioxidantes presentes na composição do morango ajudam também a prevenir a oxidação celular e o ácido elágico e antocianinas – substâncias que conferem ao morango a cor vermelha – têm propriedades anticancerígenas.
- Promovem o trânsito intestinal – as sementes do morango são muito ricas em fibra, o que ajuda a regularizar o trânsito intestinal.
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – para além da fibra, os morangos apresentam um baixo índice glicémico, que contribuem para controlar os níveis de açúcar presentes no sangue.
- Rico em ácido fólico – essencial na gravidez, o ácido fólico contribui para o normal desenvolvimento do feto e previne malformações para além de ser essencial na formação dos componentes sanguíneos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devem ser consumidas diariamente 3 a 5 porções de fruta, o que equivale a 160 g de morangos – cerca de 8 unidades.