Muitas pessoas esquecem-se de beber água ao longo do dia e é conselho recorrente ter sempre por perto uma garrafa, de modo a ser fácil e acessível manter a hidratação do corpo. Recentemente, à preocupação com a saúde juntou-se a tendência, nas redes sociais, de glamourização deste “acessório”. Só no TikTok há mais de 18 mil publicações que incluem a hashtag #emotionalsupportwaterbottle, que em tradução literal significa “garrafa de água de apoio emocional”. Estes conteúdos abordam a importância de ter sempre este objeto por perto, muitas vezes decorado de forma personalizada, para garantir um consumo de água diário constante como modo de terapia, já que requer uma pausa de um momento de autocuidado. Além disso, há pessoas que criam verdadeiras conexões com estes objetos, tomando-os como algo insubstituível e essencial.
@hanfortherecord #stitch with @???????????????????????????????? Please i beg of you, don’t sell it out. Kambukka Lagoon is the name of the bottle. Low key just waiting for them to slide into my DMs so Kambukka, if you see this, lets talk ???????? #emotionalsupportwaterbottle #kambukka #audhdinwomen ♬ original sound – Hannah
Os médicos confirmam que ter uma garrafa de água por perto como lembrete para hidratar é um bom truque, mas alertam para os perigos de uma ligação mais forte com este objeto, uma vez que pode levar a uma obsessão pelo consumo de água. Kambiz Kalantari, médico especialista em nefrologia no Minnesota, EUA, explica que “não é fácil” chegar a um ponto de hiperhidratação, apesar de ser possível e existirem cada vez mais casos. “Há situações em que as pessoas ficam obcecadas. Estamos a falar de 10, 15 litros de água que sobrecarregam os rins”.
Como saber que está a haver um exagero?
Antes de mais nada, é preciso conhecer a quantidade diária de água recomendada por dia. Segundo a Academia Nacional de Medicina dos EUA, a recomendação é que os homens adultos bebam cerca de 3,7 litros por dia e as mulheres adultas 2,7 litros. Existe o alerta de que estes valores são apenas de referência e que podem depender de fatores como o estado de saúde, a altura, a região em que se vive ou as atividades praticadas ao longo do dia. Quer isto dizer que a necessidade de ingerir maiores quantidades de água acontece, por exemplo, em dias de muito calor ou quando se pratica exercício físico.
Kalantari explica que, quando se ingere água a mais, os rins tratam de excretar o excesso de líquido, o que significa uma maior frequência do ato de urinar. Porém, há um limite para a quantidade de líquido que os rins conseguem processar e por isso, se ficarem sobrecarregados, podem originar problemas de saúde críticos.
Ryan Bober, especialista em medicina interna em Los Angeles, EUA, explica que beber o equivalente a duas garrafas de 1 litro de água num período de 10 horas pode ser uma referência de equilíbrio. “Se uma pessoa se levar ao ponto de ficar sem um mecanismo que detete a sede – em que se força a beber água e já não ingere com facilidade – é porque está a chegar ao limite da hiper-hidratação”.
@thesamfamm I mean… she’d had it for 3 whole years #prayforher #supportformom #emotionalsupportwaterbottle #emotionalmoments #waterbottlegirl #hydratedbabe #hydrateordydrate #supportwaterbottle #waterbottlechallenge #waterbottleobsession #momanddaughter #momiseverything #momhumor #momismybestfriend #hydrated #neverleaveamanbehind #waterbottledown #lostandfound #lostwaterbottle #hydroflask #hydroflaskgang #hydroflaskobsession #waterbottlestickers @hydroflask @thesamfamm ♬ original sound – The Sam Fam | Ellie
Quando o corpo tem excesso de líquido que não é removido pela urina ou transpiração, atinge-se um estado de hiponatremia. Os níveis de sódio no sangue ficam abaixo do normal e surgem sintomas de irritação, letargia, vómitos, náuseas, confusão, sendo que em estados mais críticos pode provocar convulsões ou até morte.
Bober esclarece que os casos leves de hidratação excessiva são resolvidos em poucos dias quando se deixa de ingerir tanta água e os rins têm tempo para excretar o que está a mais no corpo.
@janna.em is it even your emotional support water bottle if it doesnt have 5000 stickers on it? #emotionalsupportwaterbottle #stickeraddict #studioghibli #studioghibliart #animestickers #animestationery #sanrio #avatarthelastairbender #bt21stickers #bt21 #waterbottlestickers #cozyvibes #cozysetup ♬ Wes Anderson-esque Cute Acoustic – Kenji Ueda
Em setembro do ano passado, a atriz Brooke Shields foi hospitalizada após sofrer uma convulsão por beber muita água. A celebridade recebeu o diagnóstico, que apontava um nível baixo de sódio no sangue, e procedeu ao tratamento que a fez recuperar.
Usar com moderação
Bober considera que ter uma garrafa de água por perto tem as suas vantagens, uma vez que incentiva à ingestão de líquidos. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento das funções corporais, além de que fornece energia, melhora o humor, ajuda a manter a concentração e é fulcral para a perda de peso em excesso. Ainda assim, o especialista quer alertar para os riscos do excesso do consumo de água, apela à moderação e avisa que, caso se use sempre a mesma garrafa, esta tem de ser limpa regularmente.