Fazem efeito? Como atuam? Ajudam na má circulação, a emagrecer ou a acabar com a celulite? Ana Silva Guerra, cirurgiã plástica do Hospital de São José, da CUF, responde a estas e a outras questões
Que tipos de massagem existem?
São múltiplas e diversas as formas de massagem (modeladora, profunda, desportiva, oriental, pré-natal, entre outras). Especial ênfase tem a drenagem linfática, um tipo muito particular que, além de ser terapêutica, é uma excelente forma de prevenção de perturbações comuns que afetam o organismo.
Quais os benefícios?
Todos os tipos de massagem têm em comum o trabalho sobre os músculos corporais – tensão muscular, alongamento muscular, alívio de contraturas, estimulação da drenagem dos líquidos que se acumulam e incham o organismo e, por fim, o alívio do stresse e o relaxamento.
Contribuem indiretamente para diminuir a ansiedade, uma vez que proporcionam momentos de relaxamento e pausa no frenesim do quotidiano, ajudam no controlo da pressão arterial pelos mesmos motivos, e, ao proporcionarem um momento de menor tensão muscular, podem interferir positivamente no controlo de cefaleias e insónias. Outro efeito indireto e cumulativo da massagem é a melhoria da circulação sanguínea e da resposta imunitária, dado que, gradualmente, vai libertando o organismo da estagnação dos líquidos que se acumulam entre as células e das substâncias tóxicas que decorrem do metabolismo celular.
Automassagem faz sentido?
As zonas que mais concentram tensão no nosso corpo são o pescoço e os ombros. Estes são sintomas comuns nos dias que correm – stresse, ansiedade, tensão muscular. A massagem pode reduzir esse stresse, aliviar a ansiedade e até as dores de cabeça.
Deslizando os dedos com movimentos lentos e circulares desde a nuca até aos ombros, é possível relaxar gradualmente, e quando se encontram zonas de maior tensão, os “nós”, deve insistir aí com movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido contrário.
Massagens no abdómen, nos membros e nos pés são outras possibilidades. A automassagem pode ser um recurso valioso para aliviar sintomas de cansaço, stresse e ansiedade.
Que processo ocorre com a massagem que a faz ter efeito?
A drenagem linfática é o tipo específico de massagem que mais efeitos positivos exerce no organismo.
Para compreendermos os benefícios (cientificamente comprovados) da drenagem linfática temos de entender como funciona a nossa rede linfática (vasos e órgãos), localizada, na sua grande maioria, por baixo da pele, ou seja, superficialmente, e, por isso, “acessível” à massagem manual específica que é a drenagem linfática. O sistema linfático é um importante aliado do sistema imunitário porque “filtra” e limpa o nosso corpo, eliminando microrganismos, toxinas e outras substâncias prejudiciais que surgem transitoriamente no sangue ou nos tecidos. Quem nunca sentiu um gânglio inflamado na axila ou na virilha (“íngua”) após ter feito um corte ou uma ferida ou simplesmente depois da depilação? Quando os agentes patogénicos (vírus, bactérias) ganham acesso ao organismo humano, o sistema linfático responde de imediato para os conter e eliminar. É um sistema que nos ajuda a compensar alterações no equilíbrio do organismo – pós-operatório, traumatismo, inchaço depois de uma viagem ou no ciclo menstrual.
Ajudam na celulite?
Antes de mais, é necessário compreender o que é a celulite. A designação técnica é lipodistrofia ginoide e consiste na acumulação de líquido, gordura e substâncias tóxicas entre as células de determinadas regiões do corpo. Macroscopicamente, o que vemos são ondulações e irregularidades. Numa pessoa que já tem problemas de circulação ou que está numa fase de alterações hormonais, estas manifestações podem agravar-se.
A massagem, e sobretudo a drenagem linfática, é uma excelente intervenção no tratamento da celulite. Os resultados só serão consistentes se o tratamento for continuado no tempo.
A massagem modeladora é muito utilizada nos tratamentos de celulite e tem por objetivo reduzir o inchaço e potenciar a diminuição da gordura superficial através de movimentos vigorosos que estimulam a circulação e o metabolismo. Ao potenciar a diminuição da gordura localizada, a celulite melhora consideravelmente quando se trata de casos leves a moderados. Associadas à massagem são empregues substâncias com papel termogénico, que quando aplicadas topicamente sob a forma de creme, contribuem para acelerar o metabolismo.
Ajudam na má circulação?
Sintomas causados pela insuficiência venosa, como dor nas pernas, cansaço ou inchaço, podem ser aliviados pela drenagem linfática. As varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A principal causa é de origem genética, nesses casos existe uma forte predisposição para uma fraqueza estrutural na parede dos vasos (nas veias) que têm como função a condução do sangue no caminho de volta ao coração. Quando essas veias apresentam algum problema nas válvulas, que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração, não funcionando corretamente, o sangue volta para trás e acumula-se, acabando por as inchar.
As varizes acontecem com mais frequência nas mulheres, mas podem também aparecer nos homens, isto porque os fatores que influenciam a sua ocorrência são muitos, entre eles o facto de se ficar muito tempo sentado ou em pé, sem movimento.
Pessoas com problemas de varizes podem encontrar alívio na drenagem linfática, que facilita o retorno sanguíneo, já que estimula a circulação a fluir mais facilmente de volta ao coração, aliviando o desconforto/a dor nas pernas e a sensação de as ter inchadas.
Ajudam a emagrecer?
Nenhuma massagem pode ter a pretensão de emagrecer alguém, porém, como complemento de um estilo de vida equilibrado pode dar uma importante ajuda. Ao facilitar a mobilização dos líquidos estagnados no corpo aos quais se juntam os produtos tóxicos do metabolismo celular, a massagem reduz volume, melhora a oxigenação dos tecidos e, no caso específico da área abdominal, pode contribuir para melhorar o trânsito intestinal e aliviar cólicas e outros sintomas gastrointestinais.