Numa altura em que se multiplica o número de apelos para que todos se mantenham em casa e porque nunca é demais passar a mensagem, uma equipa de profissionais de saúde da Irlanda do Norte decidiu registar em vídeo os conselhos que os profissionais que neste momento ocupam a linha da frente do combate contra o novo coronavírus têm repetido um pouco por todo o mundo.
Nas imagens podemos ver um grupo de cerca de 20 médicos, enfermeiros e terapeutas, separados por mais de 2 metros de distância, multiplicando as mensagens de apelo à população: “Estamos num momento crucial, isto não é um ensaio, resta apenas uma hipótese. Fique em casa”, pede Ângela, uma das responsável pelos serviços de ventilação dos doentes do Belfast Health and Social Care Trust. Durante os cerca de dois minutos de vídeo, os profissionais de saúde explicam que o mundo está nesta altura a atravessar “a maior crise da nossa vida” e a única forma de lhe pôr fim é “ficar em casa”.
“Médicos e enfermeiros estão a morrer. Nós precisamos de nos manter fortes para poder ajudar-vos. Tu podes salvar as nossas vidas. Fica em casa”, acrescentou uma das enfermeiras que participa no mesmo vídeo.
Esta iniciativa surge depois de no último fim de semana várias pessoas terem ido para as praias, parques e cafés da região, ignorando as medidas lançadas pelo governo do país.
A vice-primeira-ministra irlandesa, Michellle O’Neill, elogiou a iniciativa desta equipa de profissionais de saúde e partilhou o vídeo nas suas redes sociais. Na publicação, dirigida aos irlandeses, pode ler-se: “Obrigado pelo que está a fazer. Por favor, ouça as pessoas que estão a tentar salvar vidas – estamos em crise. Fica em casa”.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, também já veio, através do Twitter, saudar esta iniciativa e escreveu: “Em tempos e crise, os profissionais de saúde continuam a trabalhar para nós. Estão a pedir-nos para ficarmos em casa por eles.”
Este vídeo juntou-se assim à recente campanha lançada nas redes socais #fightback, na qual celebridades e estrelas do mundo do desporto na Irlanda do Norte apelam para que as pessoas fiquem em casa. São já muitas as personalidades que aceitaram o desafio, entre atores, jogadores de futebol, apresentadores de televisão, todos com a mesma mensagem: “Fique em casa.”
As últimas atualizações nos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta já de mais de 5500 infetados pelo novo coronavírus no Reino Unido, onde está também incluído o número de casos confirmados na Irlanda do Norte. No mundo, a pandemia já atingiu 189 regiões e, neste momento, o número total de infetados é de 334 981.