VEJA TAMBÉM:
Um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que as mulheres que tomavam Tamoxifeno e bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia viram reduzido para metade o risco do regresso do cancro da mama.
O Tamoxifeno é o principal tratamento hormonal administrado às mulheres que ainda não passaram a menopausa e é, normalmente tomado durante anos, pelo menos, depois de tratado o cancro da mama. O medicamento bloqueia o estrógenio, impedindo que este chegue às células cancerígenas. Isto significa que ou cancro cresce mais lentamente ou deixa mesmo de crescer.
Os investigadores analisarem 1090 pacientes com cancro de mama e concluiram que mais de 500 mulheres que tinham sido tratadas com tamoxifeno e que tinham bebido dois café por dias, viram reduzido para metade o risco de o cancro voltar.
Ann Rosendahl, uma das investigadoras, disse que “o estudo mostra também que aqueles que bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia tinham tumores mais pequenos e uma menor proporção de tumores hormono-dependentes”. Rosenhal acrescentou: “se gosta de café e também está a tomar tamoxifeno, não há razão para parar de beber. Apenas duas chávenas por dia é suficiente para fazer a diferença”.
Os investigadores olharam com atenção para duas substâncias que se encontram no café: a cafeina e o ácido cafeico. Os tumores reagem a estas sustâncias, principalmente à cafeína, que corta as vias de sinalização que as células cancerígenas precisam para crescer, faz com que as células se dividam com menos frequência, especialmente quando combinada com tamoxifeno.
Este não é o primeiro estudo a ligar o café ao tratamento de cancro. Um estudo do Fundo Mundial de Pesquisa do Cancro provou que o café pode ajuda a reduzir o cancro de fígado. Por cada chávena de café consumida por dia, há uma redução do risco de cancro de fígado de cerca de 14%. Já os cientistas da Harvard Medical School descobriram que as mulheres que bebem três ou mais chávenas de café por dia têm um risco reduzido em cerca de 20% de vir a desenvolver cancro de pele.