Segundo o regulamento dos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal, os vencedores serão escolhidos por um júri, que será formado por sete elementos: cinco individualidades de reconhecido mérito na área do ambiente, um elemento do Grupo Águas de Portugal e outro da revista VISÃO.
Os Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os critérios de avaliação e seleção dos vencedores estão bem explícitos no regulamento destes prémios, e devem considerar a qualidade dos projetos, atividades, obras ou ideias, tendo em conta o impacto da sua ação na sociedade e o potencial dos projetos ou ideias de serem aplicados e/ou replicados.
Em caso de impedimento de um dos elementos do júri, o presidente decidirá pela sua substituição ou recomposição do júri com menos elementos. O júri é soberano, cabendo ao respetivo presidente o voto decisivo, em caso de empate, e não há apelo das suas decisões.
Conheça a composição deste órgão.
Filipe Duarte Santos
É presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS). Licenciado em Geofísica, doutorado em Física Nuclear e docente na Universidade de Lisboa, onde rege disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Climáticas, é também professor convidado em várias Universidades de referência da Europa e Estados Unidos. Foi o autor do Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, em 1991.
Sofia Santos
Especialista em Sustentabilidade Corporativa e Finanças Climáticas, é fundadora da Systemic, empresa de consultoria focada em práticas de gestão sustentável, finanças sustentáveis, finanças climáticas, risco ESG, relações sustentáveis com investidores, análise de cadeia de valor sustentável e ODS. Licenciada em Economia pelo ISEG, tem um mestrado em economia pela London University e é doutorado pela Middlesex University na Inglaterra sobre banca e desenvolvimento sustentável. Publicou seis livros sobre questões de sustentabilidade, três dos quais sobre finanças sustentáveis. Foi presidente do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
Viriato Soromenho Marques
Professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é regente das cadeiras de Filosofia Social e Política e de História das Ideias na Europa Contemporânea. Coordena o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Foi presidente da QUERCUS– Associação Nacional de Conservação da Natureza (1992 – 1995), membro fundador da ZERO, em 2016, e coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente. Foi um dos promotores e integra a Comissão Científica do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (iniciado em 2009), e que reúne a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa. Publicou cerca de 400 estudos sobre temas filosóficos, político-estratégicos, e ambientais.
Catarina de Albuquerque
É presidente executiva da Sanitation and Water for All (Saneamento e Água para Todos), uma parceria que junta a ONU, países e organizações da sociedade civil e da qual também faz parte a Fundação de Bill Gates. Foi durante seis anos Relatora Especial das Nações Unidas para a defesa do direito à água potável e ao saneamento enquanto direitos humanos. É licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem um Diploma de Estudos Superiores Especializados em Direito Internacional pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales.
Pedro Matos Soares
Investigador principal no Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, especializado em alterações climáticas, modelagem climática, interação terra-atmosfera-oceano e energia renovável. Coordena o projeto em parceria com o Banco de Portugal que vai avaliar o impacto do aquecimento global, também na economia nacional.
José Furtado
É presidente do Conselho de Administração do grupo Águas de Portugal. É licenciado em gestão de empresas, quadro da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Entre 2013 e 2020 foi Administrador Executivo do Banco Comercial de Investimentos de Moçambique do Grupo CGD, e foi ainda Vice-Presidente do IAPMEI.
Mafalda Anjos
Diretora da revista VISÃO, publisher da Trust in News e comentadora na CNN Portugal. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, passou pelas publicações “Exame” e “Focus”. Foi editora de mercados do “Semanário Económico” e depois diretora-adjunta do mesmo jornal, de onde saiu para dirigir a Revista do EXPRESSO, cargo que ocupou durante sete anos.
Consulte aqui a apresentação dos Prémios Verdes