O censo conduzido em 2014 descobriu pelo menos 2,226 tigres em florestas ao longo do país, em contraste com os 1,706 descobertos em 2010.
O ministro do ambiente Prakash Javadekar descreveu o sucedido como um grande sucesso e disse que foi o resultado dos esforços feitos pela conservação sustentável. “Enquanto a população de tigres está a descrescer no mundo, está a aumentar na Índia. Isto são ótimas notícias”, acrescentou.
A espécie foi ameaçada no passado por invasão excessiva do terreno e hábitos crescentes de desflorestação, causada pela construção de estradas e habitações, consequência da rápida industrialização e desenvolvimento económico do país.
Há um século estimava-se que existiam 100,000 tigres nas florestas da Índia, número que foi diminuindo até à década de 70, quando a Índia baniu a caça à espécie e surgiu a criação de reservas e áreas protegidas em parque nacionais e santuários da vida selvagem.
Mais de 9,700 câmaras de video foram utilizadas na contagem dos tigres ao longo de 380,000 km quadrados de área florestal em 18 estados. Como resultado “temos fotografias únicas de 80% dos tigres”, disse Javadekar.