SINOPSE
A área da alimentação e bebidas é uma das três com maior peso no desenho da pegada ecológica dos agregados familiares. Ainda que o consumo de alimentos não tenha conhecido um grande aumento nas últimas décadas, ocorreu um conjunto de transformações na dieta que levaram a um aumento dos impactos negativos na sustentabilidade. A maior expressão de alimentos processados e refeições pré-preparadas, um incremento na diversidade (em muitos casos assentes na importação e em consumos fora de época), bem como um aumento na ingestão de proteínas (na sua larga maioria de origem animal) são, talvez, das mais evidentes. Algumas das novas tendências contribuíram, não apenas para um maior impacto ambiental, mas também para a deterioração da qualidade alimentar, com consequências claras para a saúde dos portugueses, como o aumento da obesidade, particularmente preocupante entre as crianças e jovens, demonstra.
As políticas públicas podem desempenhar um papel determinante no desenvolvimento de uma nova cultura alimentar, assente nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica aplicados ao longo de toda a cadeia. Para tal existem diferentes instrumentos, sendo o mecanismo das Compras Públicas Ecológicas um dos bons exemplos que pode ser implementado, ainda que em Portugal os avanços, até ao presente, não tenham sido muito promissores.
Nas Jornadas Quercus 2013 pretendemos fomentar o debate sobre o tema da alimentação sustentável nas escolas por considerarmos que o contexto escolar apresenta um conjunto de características que potenciam efeitos multiplicadores. É o local privilegiado para incutir hábitos sustentáveis de alimentação e desenvolver uma consciência de responsabilidade e integração das ações individuais em contextos mais globais. Isto para além de ser um local de formação por onde passam os decisores e educadores do futuro, que tem uma escala suficientemente alargada para dar sinais claros ao mercado sobre quais os caminhos que o país pretende trilhar nesta matéria.
Nestas jornadas, partiremos de um enquadramento breve e amplo da temática da alimentação sustentável, para depois passarmos ao debate sobre a alimentação nas escolas portuguesas, tomando conhecimento do que foi feito até hoje mas, muito em particular, sobre o que o futuro poderá/deverá proporcionar.
INSCRIÇÕES (gratuitas):
– Formulário disponível aqui
– Contactos: Quercus – Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura | ribatejoestremadura@quercus.ptEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 249 544 500
Programa e Mapa: aqui