É difícil pensar em conceitos tão opostos como os que dão nome à marca holandesa Talho Vegetariano. O oximoro adequa-se na perfeição aos produtos que, embora não tendo um grama que seja de carne ou de peixe, parecem frango, carne de vitela picada, atum, bacon…
Ivone Claro, uma das responsáveis pela vinda deste talho para Portugal, lembra a filosofia: “Os produtos foram pensados para pessoas que se preocupam com os animais, que, não sendo vegetarianas, querem deixar ou diminuir o consumo de carne.”
Esta poderá ser uma solução fácil, uma vez que os produtos podem ser cozinhados da forma tradicional. Manuela Barbosa, sócia-gerente da Ervanária Portuense, que começou a comercializar a marca, ficou surpreendida. “Fizemos um teste, cozinhando os produtos e são excelentes”, avalia. De alguns, diz que podem enganar os mais desprevenidos: “Não se nota diferença para a carne ou para o peixe.”
Nas suas lojas, já havia um frigorífico com produtos biológicos e vegetarianos congelados e é lá que agora estão, também, os do Talho Vegetariano, uns para cozinhar, outros já pré-cozinhadas. À base de soja, há os pedaços e as espetadas de frango vegetal, carne picada, bacon e atum vegetal. Já o tremoço dá origem a croquetes, bolinhas e shoarma.
TALHO VEGETARIANO www.talhovegetariano.pt À venda em Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria, Viseu, Aveiro, Almada, Setúbal, Évora, Beja e Albufeira: Conheça os pontos de venda em http://talhovegetariano.pt/lojas Todos os produtos são ultracongelados e vendem-se em embalagens de 160 a 300 gramas, cujo preço varia, aproximadamente, entre 6 e 9 euros