Objetivos
- Tem como principais objectivos captar, fixar e desenvolver competências e conhecimentos, através da promoção e estímulo da criatividade e inovação, num ambiente promotor de empreendedorismo.
- Pretende contribuir para fomentar o empreendedorismo em geral, com especial enfoque no empreendedorismo jovem e social
Descrição
- Associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado.
- Apoio ao Empreendedorismo social – promove a criação de empresas por munícipes que, de outra forma, teriam dificuldade em aceder aos mecanismos legais e financeiros que o acto implica, sobretudo empresas que visem colmatar deficiências sociais verificadas no Concelho.
- Criação de ninhos de empresas – é um espaço inovador com vista à dinamização, promoção e acompanhamento de projectos e empresas inovadoras na sua fase embrionária e de start-up.
- Criação de banco de Ideias de Cascais (BIC) – pretende ser um sistema que identifique projectos inovadores susceptíveis de gerar interesse por parte de possíveis investidores e, desta forma, implementar novos negócios no concelho; ao aproximar detentores de ideias e potenciais financiadores, o BIC contribui para aproveitar boas ideias de negócio que de outro modo poderiam ser desperdiçadas.
- Organização de seminários e conferências.
- Business Angels – No âmbito do protocolo de colaboração entre a DNA e o Clube de Business Angels de Cascais, membro da Federação Nacional de Business Angels (FNABA) e da European Business Angels Network (EBAN), a DNA apoia e incentiva a participação de Business Angels em projectos empreendedores, isto é, investidores que apostam e investem em oportunidades nascentes (tipo star-up ou early stage).
- Bolsa de Interim Management de Cascais (BIMC) – Que pretende conjugar a oferta de competências e a experiência de profissionais que desenvolveram a sua vida profissional em ambientes empresariais com a necessidade e procura de empresas emergentes ou com projectos em desenvolvimento que necessitam de apoio de gestores com experiência no arranque e desenvolvimento de negócios (especialmente no caso de jovens empresários).
Parcerias
Instituto de Empreendedorismo Social; Unreasonable Institute; IAPMEI; BPI
Abrangência Territorial
Concelho de Cascais
Resultados/Impactos
- São 150 os negócios criados no concelho e que beneficiaram do apoio municipal através da DNA Cascais.
- No início de 2012 já foram criados dez novos negócios que trazem ao concelho 238 mil euros e criam mais 15 postos de trabalho.
- Nos próximos três anos, prevê-se que o investimento chegue aos 379 mil euros e o número de pessoas empregadas suba para 29.
- Distinção no âmbito dos “European Enterprise Awards 2010” da Comissão Europeia, promovidos em Portugal pelo IAPMEI.
- DNA CASCAIS – 1 das 20 entidades mais relevantes nos últimos 20 anos no desenvolvimento do Capital de Risco em Portugal – Novembro 2009 – entidade: APCRI – Associação Portuguesa de Capital Risco.
- Prémio FINICIA 2009 pela melhor divulgação/implementação do Programa FINICIA – entidade: IAPMEI/Inovcapital.
Financiamento
A DNA Cascais financia os projectos através das seguintes formas:
- MICROCRÉDITO – Fundo para apoio de projectos até 25.000 euros.
- FAME CASCAIS – Fundo dotado de 500 mil euros, 100 mil euros de fundos municipais e 400 mil euros fruto da parceria com o BPI, para financiar projectos de interesse local sem os promotores precisarem de prestar garantias reais, uma vez que a componente do banco é suportada por garantia mútua.
- LINHA DE CRÉDITO – No âmbito do protocolo com o BPI será disponibilizada uma Linha de Crédito para outros investimentos no concelho, que não se enquadrem nas formas de financiamento supra referidas.
Período de Execução
Desde 2007
Link
http://www.dnacascais.pt/