Portugal e a Alemanha vão ficar muito mais próximos durante o verão: as companhias aéreas de bandeira dos dois países, TAP e Lufthansa, decidiram reforçar e alargar a frequência dos seus voos, o que, aliado à oferta das companhias low-cost, fará com que passem a efetuar-se cerca de duas centenas de voos, semanalmente, entre Portugal e a Alemanha.
Só a TAP vai passar a ter, este verão, 76 voos semanais entre Portugal e a Alemanha, voando para seis cidades: Frankfurt (três voos por dia), Hamburgo (dois voos por dia), Munique (quase uma média de três voos diários), Berlim (12 voos por semana), Dusseldorf (ligação diária) e Hanôver (nova rota, com quatro voos semanais). Em 2013, a TAP transportou mais de 680 mil passageiros, nas suas rotas entre Portugal e Alemanha, um acréscimo de 18% em relação ao ano anterior.
Quanto à Lufthansa vai assegurar um total de 67 voos semanais entre os dois países. O maior aumento registar-se-á no aeroporto de Faro, de onde sairão um voo diário para Frankfurt e cinco voos semanais para Munique. Já a partir de abril, a Lufthansa realizará três voos diários entre Lisboa e Frankfurt (tal como sucede no Porto) e 13 semanais entre a capital portuguesa e Munique.
No lado das low-costs, a Easy-Jet oferece ligações de Berlim a Faro e Lisboa, enquanto a Ryanair voa de seis aeroportos alemães para Faro, de oito para o Porto e de um para Lisboa.
A Alemanha foi, em 2013, o segundo mercado emissor em aumento dos gastos turísticos em Portugal, com mais 89,8 milhões de euros que em 2012 (+10,3%, para 961,4 milhões).