O “Cooking and Nature” situa-se na aldeia de Alvados, estrategicamente plantado no coração da Natureza. Naquele fim-de-semana fomos recebidos por Rui Anastácio, que simpaticamente nos fez uma visita guiada por todo o hotel.
O facto deste hotel não ser muito grande, torna-o mais intimista e muito familiar. Por ali vagueámos entre as salas de lazer lindamente decoradas, descansámos nas cadeiras largas de vime enquanto nos deixávamos embalar pelo chilrear de passarinhos, ficámos de molho nas piscinas interiores, e pudemos desfrutar de paz e privacidade no nosso maravilhoso “quarto de meditação” com vista para “o mundo”.
Ao fim do dia participámos num workshop sobre o azeite, e de seguida pusemos as mãos na massa numa “cooking lesson” com ingredientes sazonais e biológicos. Sob a orientação do Chef João, preparámos uma sopa de tomate com ovo escalfado e enchidos; naco de vitela com espetadas de batatinhas e legumes com mostarda; e para sobremesa fizemos um souflé de limão quente com sorvete de framboesa (de comer e chorar por mais). De barriga cheia preguiçámos nos sofás do hotel aquecidos pela lareira a crepitar.
Muita coisa ficou por fazer, por isso da próxima vez que voltarmos podemos escolher fazer uma massagem, uma caminhada pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, passear a cavalo ou visitar as grutas de Alvados. Além disso, a piscina exterior já está em funcionamento para proporcionar aos hóspedes deste hotel um Verão em grande.
Um “emotional hotel” que faz jus ao nome e que ganhou o Prémio Hotel Revelação do ano. Acompanhem-me no Facebook e no Tapas na Língua.