Começamos com um aviso: calce sapatos confortáveis e vista roupa leve (que possa fi car suja para o que lhe vamos propor a seguir). Prepare-se para ficar bastante empoeirado devido ao fesh-fesh (areia fina semelhante à do deserto) que pisará entre as vinhas. Há três anos, a Quinta Nova (QN) de Nossa Senhora do Carmo, gerida por Luísa Amorim, situada na imponente região do Douro, transformava-se no primeiro hotel vínico do País, resultado da reconstrução de antiga casa senhorial oitocentista.
Há poucas semanas tornou-se no primeiro espaço público a disponibilizar circuitos pedestres homologados pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal. Em tempo de vindimas – e além de poder também colher as uvas – os passeios terão, certamente, um outro encanto.
Antes, quem visitava a quinta já gostava de partir manhã cedo, calcorreando parte dos 120 hectares de vinha. Agora, com a ajuda de sinalética própria (mais de 70 estacas em xisto pintadas a vermelho e amarelo) grande parte pode ser percorrida em rotas de pequena e grande distância. Mas há mais. Se gostar de aventura, adira ao winecaching: uma espécie de caça ao tesouro sob a temática do vinho. Em família ou individualmente, a ideia é que parta em busca de um “tesouro” a partir de coordenadas dadas por um GPS. Preparados pela empresa A2Z Adventures – com uma vasta experiência em passeios pedestres e de bicicleta nomeadamente na Patagónia – os circuitos e o winecaching permitem que o visitante (hóspede ou não do hotel) conheça os locais mais emblemáticos como a capela ou os três pomares (laranjeiras, do marco pombalino e africano). E atenção: se não estiver atento, ou for a conversar com o companheiro do lado, conte sempre com indicações que lhe apontam o caminho a seguir. “O vinho é um negócio de paciência e de paixão”, diz-se por ali. E as vinhas também. Para desfrutar ainda mais da paisagem, peça um cesto de piquenique e perceba porque é que o Douro é um dos candidatos ao concurso mundial das Sete Maravilhas da Natureza cuja votação termina em 2010.
CONTACTO:
Quinta Nova de Nossa
Senhora do Carmo
Covas do Douro
254 730 430
Alojamento: a partir €100
Winecaching: Preço sob consulta