Os exames aproximam-se e, com eles, começa um período de ansiedade para os estudantes, que ambicionam obter os melhores resultados que conseguirem. Para que tal aconteça, a organização do estudo é essencial, havendo uma série de dicas que podem ser fundamentais.
Em primeiro lugar, é essencial que o estudo para um determinado exame não seja deixado para a última da hora, ou seja, os estudantes devem começar a estudar com algum tempo de antecedência, sendo que, pelo menos três dias antes do exame, já deve ser possível apenas rever os conteúdos, de modo a consolidá-los.
Em segundo lugar, nesse contexto, fazer resumos atempadamente constitui uma estratégia pertinente. Na verdade, à medida que o estudante for adquirindo novos conhecimentos sobre uma dada matéria, deverá ir fazendo resumos acerca dos mesmos, preferencialmente com as suas próprias palavras, para que tenha a certeza de que percebeu o que lhe foi transmitido ou o que leu. Desta forma, também será muito mais fácil reter na memória esses conhecimentos, que nela serão retidos de forma natural e não forçada, com palavras que não entendem.
Outra dica importante é perceber que tipo de questões foram colocadas em exames anteriores, resolvendo-as como forma de praticar para o exame que se aproxima. Esta será, pois, uma forma de colocar em prática todos os conteúdos que vão sendo estudados e sistematizados. Na verdade, teoria apenas não é suficiente, sendo determinante associá-la à prática.
As dúvidas também deverão ser esclarecidas antes do momento do exame, seja com os professores, seja com os próprios colegas, ou mesmo fazendo pesquisa sobre o assunto em causa. Costumo dizer que não existe nenhuma dúvida que não seja pertinente. Se ela existe, tem de ser colocada. O que é muito simples para uns pode ser difícil para outros e não há nada de problemático nisso. Por exemplo, os estudantes podem praticar a entreajuda, partilhando com os restantes colegas conhecimentos que possuem de uma disciplina e com eles retirando dúvidas de outras disciplinas em que apresentam mais dificuldades. Esta troca de conhecimentos pode ser uma mais-valia na obtenção de um resultado que vá ao encontro das expectativas dos estudantes.
Essencial também é a gestão do tempo do exame. Efetivamente, o estudante deverá gerir o tempo de que dispõe, em média, para cada questão, não se detendo numa que não saiba de imediato responder. Nesse caso, deverá avançar para as questões seguintes, voltando a essa no final, já sem a pressão de ter de resolver o resto do exame.
Por fim, a confiança que cada estudante tenha nele próprio é fundamental. Se, de facto, tiver consciência de que estudou o suficiente, de que esclareceu as suas dúvidas atempadamente e de que compreendeu os conteúdos, não terá motivos para se sentir receoso de um resultado menos bom, pois deu o seu melhor para que tal não acontecesse. É importante que os nervos sejam combatidos e que os momentos antes do exame sejam vividos com serenidade, num ambiente calmo e sem pressão.
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