É o empresário de referência no País quando se fala de humanidade, partilha e respeito pela sociedade, mas Rui Nabeiro não é maior pelo tamanho da sua humanidade. O Sr Rui, como carinhosamente é tratado pelos que com ele privam, é maior pela dimensão do que representa. Muito além do que vemos, está o que sentimos. Rui Nabeiro consegue, de forma sobrenatural, inspirar, emocionar e fazer acreditar este País que é possível. E não só é possível criar, como se pode fazer de forma responsável, sustentada e a pensar na comunidade.
Depois de tudo isto tenho que declarar que toda a minha vida ouvi falar do Sr. Rui. A primeira vez que entrei na Delta Cafés era criança e foi numa visita de estudo. Estava longe de imaginar que iria cruzar as portas daquele empresa tantas vezes, e teria ainda o privilégio maior de chamar de amigos, toda aquela família.
Aos 20 anos comecei a trabalhar na Delta e a lidar de perto com o Comendador. Um furacão de trabalho. Com aquela idade não compreendia tudo. Não tinha noção exacta do colosso que era aquele Homem. E é. Vinte anos depois continua quase tudo na mesma. O carisma, a audácia, a forma exigente e carinhosa como lida com todos, e acima de tudo, a qualidade para a qual não há manuais, Rui Nabeiro tem o maior de todos os skils. Lidera pelo exemplo.
Nos últimos dias tive o privilégio de ouvir dois discursos bem diferentes do Comendador. Nos globos de ouro e num evento da empresa a que tive o gosto de assistir. Em direto para o País ou perante uma plateia bem mais modesta, Rui Nabeiro tem as palavras certas, o discurso exímio, o único que os Homens capazes de deixar a sua marca na Terra fazem. Genuíno, sem falsas modéstias ou vincos de vaidade. A simplicidade e a inteligência convivem de mão dada neste alentejano que viu além de todos e continua a ver.
Na primeira fila a família, orgulhosa, emocionada e construída à semelhança do mentor.
A história dos Nabeiros começou em Campo Maior, mas não tem limites. Os genes são um legado pesado, só para quem não é leve e intenso como um grão de café.
Ouvimos muitas vezes que se Portugal tivesse mais Nabeiros, seria tudo diferente. Rui Nabeiro é ímpar, mas tal como a sua família o segue, podermos todos beber o seu elixir e tornar o mundo melhor, a começar pelo nosso cantinho.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.