O “Dakar Desert Challenge – A grande aventura africana” é uma grande expedição trans-sahariana, sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e termina na capital do Senegal.
A expedição pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico “Rally Paris-Dakar” com custos de participação mais reduzidos e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados e de pessoas com diferentes níveis de experiência em grandes viagens. Uma boa dose de coragem, espírito de aventura e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender a rota desta expedição.
O participante no “Dakar Desert Challenge” não necessita ter grandes conhecimentos técnicos de condução ou de navegação fora de estrada.
A navegação durante a expedição é feita com recurso a um “road-book” de leitura fácil e com auxílio de GPS. O “road-book” contém informação diversa, nomeadamente a descrição do percurso, as coordenadas GPS dos pontos obrigatórios (“way-points”), os kms parciais e totais, informação diversa sobre o local de finalização de cada etapa, contacto das autoridades locais, dos centros de saúde e hospitais, de oficinas mecânicas, lojas de peças auto/moto, etc.
Esta é uma aventura acessível a maiores de 18 anos.
Fiat Strada
A nova Fiat Strada Adventure, produzida nas instalações da FIASA, em Betim (Brasil), tem uma gama composta por três níveis de equipamento (Working, Trekking, Adventure) e três tipos de carroçaria (Cabina Curta, Longa e Dupla), num total de seis versões. A principal novidade é a introdução da cabina dupla (para as versões Working e Adventure) que pode transportar 4 pessoas.
Equipada com o famoso motor 1.3 Multijet 16v Euro 5 de 95 cv, o modelo revela-se extremamente versátil, graças ao diferencial E-Locker (Electronic Locking Differential) que facilita a utilização em condições de menor aderência.
Os preços variam entre 13.162 euros para a versão 1.3 Multijet 16v Working e 16.293 euros para a versão topo de gama, a 1.3 Multijet 16v Adventure Cabina Dupla.
A aventura
Países: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal;
Distância: Aproximadamente 4200 kms
Componente social: O Dakar Desert Challenge é também um projecto com cariz humanitário. Sabe-se à partida que a iniciativa não vai resolver os problemas de desenvolvimento que afectam esta região do Norte de África e África subsaariana – problemas como a fome e os deficientes sistemas de saúde e educação -, mas é um dos princípios basilares do DDC promover a partilha, ajudando com a entrega de alguns alimentos, medicamentos e material escolar, oferecidos pelos diversos apoiantes deste projecto.
A organização planeou um traçado de dificuldade baixa/média composto por alguns troços mais exigentes, de piso variado, que apresentam no entanto condições para serem transpostos sem dificuldades de maior. Tratando-se de uma expedição de longa distância (aproximadamente 4200 quilómetros) prevê-se 40/45% de asfalto e 55/60% fora de estrada. Todo o percurso será percorrido em reconhecimento poucas semanas antes do início da expedição.
Percurso
1ª Etapa – 26/12/2012: Coruche (prólogo)
2ª Etapa – 27/12/2012: Coruche – Tânger
3ª Etapa – 28/12/2012: Tânger – Marrakech
4ª Etapa – 29/12/2012: Marrakech – Fort Bou Jerif
5ª Etapa – 30/12/2012: Fort Bou Jerif – Lac Chebbibka Desert Camp
6ª Etapa – 31/12/2012: Lac Chebbibka D. C. – Happy New Year Desert Camp
7ª Etapa – 01/01/2013: Happy New Year Desert Camp – Dakhla
8ª Etapa – 02/01/2013: Dakhla (dia de descanso)
9ª Etapa – 03/01/2013: Dakhla – Mauri Desert Camp
10ª Etapa – 04/01/2013: Mauri Desert Camp – Banc D’Arguin Desert Camp
11ª Etapa – 05/01/2013: Banc D’Arguin Desert Camp – Nouakchott
12ª Etapa – 06/01/2013: Nouakchott – St. Louis Zebrabar Camping
13ª Etapa – 07/01/2013: St. Louis Zebrabar Camping – Lago Rosa
14ª Etapa – 08/01/2013: Lago Rosa – Dakar
Twitter: @LuisCaceresMont
https://twitter.com/LuisCaceresMont