Os descapotáveis estão sempre na moda. São cada vez mais automóveis para todas as estações do ano. Sou fá deste tipo de carros. Fui o feliz proprietário de um cabrio, na altura um Peugeot 205 CTI de 115 CV. Ao longo dos 20 anos conduzi dezenas de cabrios, a evolução é incrível. Gosto dos descapotáveis mais recentes, mas também aprecio os saudosos Citroën 2 CV/Mehari ou Mini Moke. Todos os que já conduziram este tipo de carros sabem que a sensação de liberdade está sempre bem presente.
O último cabrio que conduzi foi o novo Golf Cabrio. Um automóvel que é informal, funcional, mas ao mesmo tempo requintado e sofisticado. Apresentado oficialmente no Salão de Genebra (Março de 2011), o Golf Cabrio sublima o prazer da condução a céu aberto.
Desde o lançamento do primeiro Golf “aberto”, em 1979 (Golf I), a VW já colocou no mercado mais de 684 mil unidades Golf Cabrio.
A nova geração de um dos descapotáveis mais bem-sucedidos de sempre a nível mundial revela uma imagem moderna e apelativa. Com quatro “verdadeiros lugares” e um conforto acima da média para este tipo de automóveis, o novo Golf Cabrio possui um sistema de capota de lona, de acionamento electro-hidráulico bastante rápido e funcional, que destapa o habitáculo do modelo em aproximadamente 10 segundos. Na minha opinião faltam os comandos para abrir os vidros traseiros.
A estética exterior do novo Cabrio segue os padrões do atual Golf de três portas. Tal como no Golf GTI, as luzes traseiras são de LED. O equipamento de série é muito completo e inclui os arcos de proteção em caso de capotamento (acionamento automático), airbags dianteiros, airbags laterais para a cabeça e tórax, airbag para o joelho (do lado do condutor) e ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade).
O Golf Cabrio da nova geração é bastante silencioso, mesmo quando comparado com “cabrios” de capota rígida. A capota pode ser acionada (abrir ou fechar) em andamento, a velocidades até 30 km/h. A bagageira oferece 250 litros de capacidade mesmo com a capota aberta.
Gama completa de motores
Os cinco motores disponíveis na gama (todos com turbocompressor e injeção direta) propõem potências entre 105 e 210 CV. No que toca aos motores a gasolina (TSI), dois podem ser equipados com a caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG), o mesmo sucedendo com um dos motores Diesel (TDI).
Conduzi o Golf Cabrio 1.6 TDI com 105 CV BlueMotion ao longo de aproximadamente 1000 quilómetros. Um dos principais problemas dos cabrios são as viagens mais longas. No meu caso, gosto de utilizar o cruise control sempre que possível. Posso garantir que “rolei” a uma velocidade de 120 km/h de uma forma descontraída e segura em autoestrada. O consumo médio de gasóleo foi de 6,8 l/100 km. É pena que a VW não tenha optado por equipar esta versão com uma caixa de seis velocidades. A condução em estrada é suave, de qualquer forma, onde o Golf Cabrio mostra todos os seus atributos é numa boa estrada à beira mar.
O Golf Cabrio tem um preço muito competitivo quando comparado, por exemplo, com o VW Eos ou o Peugeot 308 CC. O carro que vê nas imagens custa 32. 370 euros.