O Seat Leon Cupra R é um carro que não passa incógnito. Em particular quando conduzimos uma versão verde alface, ou verde pirilampo, como era moda dizer na década de 80. E logo eu que gosto tanto de andar sem dar nas vistas!
No interior do habitáculo é possível ler a palavra Cupra escrita nas bacquets desportivas, e, no volante de três raios. O logo “R” está ainda presente no conta-rotações.
O cariz desportivo deste Cupra R sente-se no pisar da estrada. Os pedais do acelerador, travão, embraiagem, bem como o descanso lateral para o pé, são ao melhor estilo do WTCC. Na minha opinião é pena que a manete da caixa de seis velocidades não possua um ar mais sofisticado. Já em relação ao funcionamento da caixa DSG só temos elogios, confirmando-se a caixa do Grupo VW é actualmente uma das mais práticas e funcionais.
Aqui não há botão Start! O comportamento é ultra eficaz em estrada. O ronronar do motor 2.0 TSI com 265 CV é quebrado quando provoco o leão a subir das Amoreiras para o Monsanto (em Lisboa). O Cupra R deixa-nos imediatamente em sentido, com os olhos arregalados e as costas bem coladas ao banco.O coração bate mais forte a partir das 3.000 rpm, altura em que o bloco 2.0 litros turbo ganha alma. O binário de 350 newton metros auxilia o condutor a não a recorrer constantemente à caixa de velocidades. Uma bomba que quando começa a disparar faz 6,2 segundos dos 0 aos 100 km/h e, segundo os valores anunciados pela marca, atinge os 250 km/h de velocidade máxima. O ESP intervém apenas quando o Seat Leon Cupra R é muito provocado. A suspensão tipo McPherson (frente), e multi-link (trás), assim como os pneus de baixo perfil Pirelli PZero são ideais para “colar cientistas ao asfalto” alta velocidade.
Consegui um consumo médio de 11 litros para percorrer 100 quilómetros, isto, claro, sem apertar muito, já sabemos que se pisamos muito no acelerador a conversa é outra.A actual geração do Seat Leon não é uma referência em termos de espaço, nem possui a acessibilidade do Altea, por isso, se pretende fazer uma viagem mais longa o melhor é transportar apenas dois adultos nos lugares traseiros. A mala tem capacidade para 341 litros.
O sistema de navegação que pode encontrar na nossa galeria de imagens é um opcional que custa mais 810 euros.
Na minha opinião a consola central já está algo desactualizada e um carro de 36.000 euros merecia um maior nível de sofisticação nesta zona nobre do automóvel.
O Seat Leon está à venda com um preço a partir de 18.600 euros, no caso da versão 1.4 a gasolina Reference de 85 CV de potência.