O ano letivo está a começar e, com ele, vêm também as ansiedades e preocupações dos pais. E, numa altura em que o contexto é ainda de alguma incerteza, precisamos, mais do que nunca, de refletir sobre as verdadeiras necessidades das nossas crianças…
Não é fácil fazer uma lista de tudo o que elas necessitam, mas a verdade é que o tempo para brincar é, sem dúvida, uma das mais importantes. E, por isso, deve ser encarada por toda a gente como algo verdadeiramente prioritário para todas as crianças. Por esse motivo, aqui ficam alguns pontos que, mais do que conselhos, penso que podem e devem servir como ponto de partida para uma reflexão séria e consciente:
CASA
É inevitável que, com o reinício das aulas, comecem também as rotinas. Por esse facto, deve-se tentar perceber que aspetos do dia-a-dia como dormir e comer em família devem ser sempre respeitados e encarados como uma prioridade. E é aqui que me parece que se deve incluir também o brincar. Dar tempo às crianças para poderem fazer o que querem, com a participação dos pais é algo de que elas necessitam verdadeiramente e que lhes vai permitir crescer muito mais felizes, competentes e confiantes. O desenvolvimento infantil (particularmente nos primeiros anos de vida) assenta essencialmente na exploração manual do ambiente que rodeia a criança e também na interação social, particularmente com os seus cuidadores. Ao brincar, a criança está a fazer tudo isso, construindo laços e afetos que lhe vão dar toda a segurança de que necessita.
ESCOLA
Os intervalos devem, obrigatoriamente, ser tempo de brincadeira entre crianças! O mesmo se deve verificar também nas pausas para almoço, que devem contemplar um período para as crianças poderem brincar umas com as outras. Isto vai permitir que elas fiquem muito mais predispostas a aprender, vai aumentar o seu rendimento escolar e, acima de tudo, o seu bem-estar emocional. Os limites impostos pela pandemia devem começar a esbater-se, à medida que avançamos no desconfinamento, pelo que, nesta fase, não faz sentido impedir as crianças de brincar umas com as outras.
Uma palavra ainda para os trabalhos de casa que, cada vez mais, se revelam pouco úteis na aprendizagem no primeiro ciclo, mas que tanta interferência fazem nas rotinas e dinâmica familiares. Deveriam ser repensados e, na minha opinião, abolidos no primeiro ciclo, ou então re-inventados para deixarem de ser mais prejudiciais do que benéficos. Porque é isso que se passa na esmagadora maioria dos casos…
Estas são apenas algumas reflexões, mas o que é verdadeiramente importante é a ideia de que “crianças que brincam são crianças genuinamente mais felizes”! E esse deve ser o objetivo de todas as pessoas…
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.