Quais são as peças em que um homem deve apostar nesta estação?
Existem sempre as peças intemporais, a que não podemos resistir até pelas condições climatéricas, como um bom sobretudo, para os tímidos, cores neutras (azul escuro, preto, beje e de uma só cor) que vão ser um bom complemento para toda uma variedade de fatos, blazers e calças. Para os mais “independentes” ou arrojados volta a tendência da bombazine, como se pode ver na imagem que fomos captar numa das lojas mais emblemáticas da rua de São Nicolau, Baixa de Lisboa, e que mantém portas abertas porque acompanha a evolução da moda masculina.
Outra peça que é importante para esta estação é, sem dúvida, um blazer que seja confortável e que seja proteção para o frio. Tal como no caso do sobretudo, a opção é segundo o gosto de cada um, porém com qualidade. A aposta na qualidade é uma aposta na sustentabilidade e não poluente da moda. A tendência para esta estação, mesmo em blazers, é a mistura de padrões, ou o patchwork. Podemos ver nas imagens alguns exemplos.
Outra aposta para esta estação é uma boa proteção contra a chuva seja na forma de trenchcoat, gabardine ou parka. E aí escolher uma cor dentro do que é tendência nesta estação, dentro dos tons camel, castanhos, cor terra e verdes secos. Para além destas peças imprescindíveis, a estação pede um bom par de botins ou sapatos que aguentem o período de chuvas e frio (de acordo com a necessidade de cada, seja pela geografia, faixa etária ou mesmo profissão).
Como foi já referido, uma forma de adotar uma postura sustentável no vestir é apostar em peças que durem (com materiais também que não causem impacto no meio ambiente, obviamente), e, assim, refrear o consumo ávido.