Nos últimos anos existiram vários tabus que o homem teve de ultrapassar na sua existência e no seu dia a dia. Seja na moda, como também no lifestyle, mesmo com todas as contrariedades que parecem acentuar-se nos últimos meses.
Não ter medo de afirmar a sua masculinidade sem detrimento de gestos seculares ou maneiras de ser implementadas nas mentes pela educação foi um dos desafios. Sem perder o seu ser e o ser homem, este começou a optar por hábitos que, noutros tempos, eram dúbios.
Portanto, três tabus que os homens começaram a pôr de lado na sua vida quotidiana:
– Anéis. Outrora reservada a reis, bispos e alguns licenciados, esta peça de joalharia entrou na vida e no uso dos homens como normal. Muitas marcas começaram a perceber este uso e encetaram linhas para agradar aos seus clientes. Longe da realidade de que só alguns usavam como complemento de statement, hoje todo o homem pode usar sem desprestigio da sua masculinidade ou elegância. Sem exageros!
– Carteiras. Ao homem estava reservado o uso das carteiras de trabalho ou briefcases (maletas ou pastas), para documentos de trabalho ou para ir à escola. Hoje em dia, marcas produzem shopping bags ou carteiras (chamadas malas) para o uso quotidiano, com formas e cores múltiplas. A ideia do homem cheio de pequenas carteiras, telemóveis e chaves do carro na mão ou nos bolsos está ultrapassada.
– Cremes de cuidado de rosto. Com a ascensão das barbas (sinal de masculinidade em muitas culturas e grupos), o respetivo cuidado evoluiu e trouxe consigo a desmistificação do homem que não cuida de si. Homem que é homem, cuida de si, no ginásio e no quotidiano. O cuidado da pele facial e do corpo é um dado adquirido e saudável. Mas, sem exageros.