Acho que uma das maiores buscas da sociedade e do mercado são formas de aproveitar ao máximo esse tempo que parece nos escapar por entre as mãos! Queremos praticidade, tecnologia que nos facilite a vida, reuniões por conference call, trabalhos virtuais que nos permitem sermos mais multifacetadas, queremos soluções para o trânsito para não desperdiçarmos os sagrados minutos… Enfim, queremos poder fazer tudo o que temos que fazer num só dia de 24 horas.
Para além do trabalho, queremos estar com os que amamos e connosco mesmo. Isso sim é o tempo sagrado. Familia, amigos e nós. É importante nos dedicarmos a estas pessoas que são parte vital da nossa real felicidade!
Por isso sempre digo para deixar a preguiça de lado e aceitar aqueles convites para beber um copo ou jantar com aquele grupo tão divertido que só te faz bem. Ou sair num “encontro romântico” com a sua “cara-metade”… ou aceitar o convite para aquele evento que afinal vai ser bom para contactos (ou simplesmente para se distrair)… enfim, algumas vezes é preciso lutar um pouco contra a vontade de ir a correr para casa!
Para facilitar a vida e combater a desculpa de não ter tempo de ir à casa se arranjar ou a de dizer que não está em condições de sair “com esta roupa”, há muitas formas de se vestir durante o dia que são perfeitas também para a noite. Looks que eu chamaria “jokers” pois dão para tudo (ou quase tudo..)
E cada vez mais o mercado está preocupado com isso, em poupar tempo e facilitar a vida das mulheres oferecendo peças voltadas para esta versatilidade. Eu sou uma adepta e posso garantir que nunca me senti mal vestida com uma roupa que eu uso durante o dia. É preciso perceber quais peças são as ideais e adotar alguns pequenos “truques” que fazem toda a diferença.
Por isso deixo aqui algumas valiosas dicas práticas! É só uma questão de assimilar o que for viável para a sua realidade, ter força de vontade e começar a dizer mais “sins” aos programas pós trabalho da sua agenda… Assim, aqueles dias caseiros sozinha ou com a familia vão saber ainda melhores…
1. O truque do acessório:
É aquela máxima que quase toda mulher conhece: um acessório pode mudar todo o visual. Por isso, a dica é levar na carteira do trabalho um bom acessório para acrescentar ao “look noite”. Pode ser um sapato de salto com um design mais ousado – é só ir com o sapato do trabalho (alto ou baixo, depende do tipo de sapato que usa para trabalhar) e no carro ou numa casa de banho fazer a troca. Um sapato realmente transforma a roupa. Se preferir algo mais leve e que ocupe menos espaço, pode optar por acessórios menores como um bom par de brincos mais “noite” – maiores ou com algum brilho; ou um colar poderoso por cima da camisola mais clássica; um lenço estampado amarrado no poscoço – uma forte tendência, garanto; um cinto apertado na cintura por cima da roupa – jaqueta, camisola ou do vestido. Enfim, há algumas boas opções que farão toda a diferença sem precisar mudar nada! É só adicionar.
2. O jogo das camadas:
Uma boa solução é saber usar camadas. Ou seja, é compor o look do dia de forma a que por baixo tenha uma peça mais “noite” sem parecer óbvio. Um top levemente transparente por baixo de uma camisola que poderá ser facilmente removida quando for a hora certa, um vestido mais decotado que leva uma camisa por cima para o dia, um sutien com renda por baixo de um top que durante o dia está coberto por um cardigã… Ou seja, várias formas de compor a pensar na facilidade de tirar quando for o momento e deixar o que está por baixo em maior evidência
3. A aposta no clássico sofisticado:
Para quem não quer pensar em mudar nada e simplesmente sair do trabalho para o momento de lazer, o que aconselho é optar pelo clássico sofisticado. Mas o que é este “clássico sofisticado”? É aquele estilo clássico com estrutura, com um bom corte, com caimento exato e linhas mais retas, direitas. É por exemplo uma camisa branca com colarinho engomado e umas calças cinturas subidas de corte social e caimento direito e um bom casaco de lã por cima. Pode parecer super conservador, mas não tem erro! O clássico sofisticado vai estar bem para o dia ou para um jantar a noite
4. As peças-chaves:
Algumas peças são ótimas para este look “joker”, pois sozinhas já trazem esta versatilidade para o look. Consigo mencionar de cara as 3 que julgo serem as melhores: uma boa saia-lápis, um vestido e o blaser. A saia-lápis é uma peça elegante para qualquer situação. Com uma camisa ou uma camisola, ela serve tanto para a seriedade de uma reunião de trabalho quanto o ar mais “sexy” para os copos com as amigas. O vestido é A peça-chave para qualquer mulher! Escolha um que não amasse muito – em crepe é sempre uma boa escolha e que tenha um corte elegante com alguma estrutura no corpo. É garantido, funciona muito bem para qualquer ocasião. E por fim o blaser, aquela jaqueta maravilhosa que dá para tudo. É só escolher a parte de baixo (a única atenção a ter é na proporção), jogar o blaser certo por cima e já está! Terá com certeza um look perfeito para as 24 horas do seu dia.
5. A peça “statement” (de design)
No dia que você sabe que vai ter aquele evento mais especial, a dica é escolher apenas uma peça do look que seja “statement” – com um design mais diferenciado para compor com outras mais básicas ou sóbrias. Esta peça sozinha e bem escolhida não vai “agredir” o visual para o trabalho e ao mesmo tempo vai fazer a diferença para o evento da noite. O que é importante é saber selecionar a peça que causa impacto sem parecer exagerada num ambiente de trabalho. Tudo depende do bom senso e do ambiente de trabalho de cada um! Pode ser uma peça com uma cor mais forte, com um volume maior, feita num tecido especial com alguma textura, com bordado, aplicações ou um corte contemporâneo. Não importa, desde que as outras peças a equilibrem no look geral e o conjunto seja harmonioso. Com algum cuidado isso é perfeitamente possível e vai ter um visual ideal para se sentir bem em qualquer situação.
Afinal, a busca é sempre essa: usar a moda ao nosso favor como ferramenta para ajudar a sentir-nos genuinamente o melhor possível connosco mesmo, sempre.