Nesta época é comum todos fazermos promessas de como queremos transformar o nosso eu para que o ano novo seja tudo aquilo que desejamos. Perder peso, deixar de fumar, poupar dinheiro, mais tempo para os nossos entes queridos, sucesso profissional e pessoal estão entre os desejos mais solicitados! No dia 31, ao som das badaladas ou num outro qualquer ritual, é feito este primeiro passo de desejo de um melhor futuro, completamente inovador.
Contudo, quase sempre ainda antes do primeiro mês, esbarramos com o insucesso anunciado, verificando que esta epifania era uma mera visão de um oásis comportamental quase inatingível.
Caro leitor, é exatamente esse fenómeno de superação comportamental que está presente em todas as transformações humanas e chama-se processo de Treino. Processo esse que é amplamente dominado no mundo de alta competição, bem como por todos aqueles que preparam pessoas para hábitos de sucesso no dia à dia do mundo empresarial, artístico e pessoal. Permitam-me que levante um pouco o véu desse domínio e partilhe seis dicas operacionais que desenvolvi ao longo da vida, através do meu percurso Olímpico, contacto e observação atenta com empresários, artistas ou mesmo com as crianças e famílias com as quais desenvolvo esta metodologia a que chamei Performance Global.
Procure sempre que possível a ajuda de um “treinador” à altura do desafio delineado – ninguém consegue treinar sozinho. E compreenda que todos os fenómenos de mudança comportamental estão associados às leis da epigenética e neuroplasticidade, sendo que hoje em dia está demonstrado que a meditação diária tem um impacto potenciador na nossa intenção e atenção para o que queremos mudar em nós. Lembre-se ainda que este processo começa fora do corpo, no nosso espírito, e que deve ser adquirido por automatismos consolidados em atos quotidianos do nosso “corpo”.
Performance Global, seis dicas:
1. Definir os Objetivos – tudo começa por escrever de forma intencional e clara o que pretende atingir, qual o prazo necessário e quais as consequências do fracasso desta missão. O impossível é o que nós não desejamos.
2. Planear o Método – organize do fim para o início como pretende lá chegar, focando-se sempre no primeiro e próximo passo. Lembre-se que o passo não pode ser maior que a sua “perna”. Sonhar grande, concretizar pequeno.
3. Respeitar a Disciplina – o Treino alimenta-se de rotinas, todos os dias, sem exceção, dar um passo rumo ao nosso objetivo. Mais vale um pequeno que nenhum passo. A rotina faz a performance.
4. Aceitar a Paciência – o erro e tempo fazem parte do processo de Treino, são testes à sua persistência, esteja preparado para abraçar a adversidade e aguarde, pois as mudanças comportamentais só são observáveis a médio/longo prazo. Não desespere acredite e cumpra o planeado.
5. Usar positivamente a Motivação – a superação nunca acontece sem acesso a esta energia potencialmente infinita. Use-a de forma inteligente, presenteando o seu ego com cada pequena vitória quotidiana. Todos os dias temos de saber vencer uma pequena conquista, esse é o segredo!
6. Desfrutar o Presente – a tensão, ou bloqueio físico/mental, ou seja, o stress, é o maior limitador de um programa de Treino de sucesso. Não fique obcecado com o futuro, ele chegará como o planeou ou melhor que o previsto. Por enquanto, viva o que faz com prazer.
Agora só falta entender que com este poder poderá ser causador do seu futuro. Futuro esse que começa a acontecer quando o desejar, do espírito para o corpo. Um campeão é quem vê o futuro e começa a Treinar para ele, AGORA!
Bons treinos em 2016!