Estava eu sentado no MacDonalds da Charneca da Caparica… Modéstia à parte, é um bom começo. Tem logo graça. Se fosse uma anedota, provavelmente, estavam já com um sorriso nos lábios. É uma daquelas frases que nem vale a pena continuar, porque o que quer que se diga só pode perder graça. Como este texto, que começou tão bem, e agora já está a descambar.
Estava eu sentado no MacDonalds da Charneca da Caparica… a partir daqui tudo pode acontecer. Porque a graça está em que existe efectivamente um MacDonalds na Charneca da Caparica, que é uma localidade de nome curioso, o que torna a existência da loja de hambúrgueres, por si só, caricata. A frase, sem mais nada, é um retrato mordaz da região e do país. Isso digo eu, apesar de não me ficar nada bem dizer, uma vez que sou o autor da frase.
Estava eu sentado no MacDonalds da Charneca da Caparica… e se calhar o leitor não está a achar graça nenhuma a isto e já está a ficar irritado com este texto e a pensar: “Se não tinha nada para dizer, porque é que escreve, porque me está a fazer perder tempo?”. Mas eu tenho uma coisa importante para dizer que é…
Estava eu sentado no MacDonalds da Charneca da Caparica… a frase pede para ser continuada. Pede um ‘quando’. Devem acontecer mil e uma coisas no MacDonalds da Charneca da Caparica, encontros amorosos, cenas de pancada, crimes, contos de fadas, invasões extra-terrestres. Posso inventar uma história com pickles, com o funcionário do mês, o gerente da loja, a desventura de uma batata frita com medo do ketchup, a forma como os adolescentes sorvem a coca-cola e as crianças devoram o happy meal. Mas em vez disso vou dizer o que realmente se passou.
Estava eu sentado no MacDonalds da Costa da Caparica quando pensei: “Isto dava um bom início de crónica, podia ser para o Par ou Ímpar, uma coisa a fazer lembrar Se Numa noite de Inverno um Viajante, do Calvino, mas com a devida distância”. Então, tirei o meu caderno vermelho do bolso de trás, peguei numa caneta e escrevi: “Estava eu sentado no MacDonalds da Charneca da Caparica”. E depois levantei-me.