O Book in Xisto existe desde o início do mês, mas já lá passaram mais de 50 mil pessoas, metade delas do país vizinho, esgotando até algumas das ofertas. Trata-se de uma plataforma online, ao estilo Booking, que funciona como uma central de reservas só para a zona centro e especialmente as Aldeias do Xisto. Dos 200 associados desta marca, 80 aderiram de imediato, com propostas irresistíveis de dormidas, restauração e animação turística.
Neste site, que está traduzido em cinco idiomas, pode reservar-se um quarto, marcar lugar num restaurante da região, aderir a uma viagem de barco, comprar um cabaz com produtos típicos ou alinhar numa ação para plantar árvores. “A relação que se estabelece entre o fornecedor e o cliente é direta, sem comissões ou intermediários, tendo por isso impacto automático no território”, explica Rui Simão, Director na ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), convicto de que, por essas razões, a plataforma agora lançada é única no mundo. E como alguns dos associados ainda mostravam alguma iliteracia digital, o projeto também se apresenta como um desafio social, apontando caminhos para a modernização dos serviços e de novas e eficazes ferramentas de trabalho.
Como noutras plataformas do género, à medida que se navega na Book in Xisto, vai sendo traçado um perfil do utilizador. E isso terá vantagens – para quem a utiliza, pois ficará a par, através de notificações, de todas as propostas existentes que possam interessar-lhe; e para as Aldeias do Xisto porque se cria uma espécie de observatório para compreender melhor o público que procura este tipo de turismo em contexto rural e assim direcionar melhor as propostas existentes.
Ainda faltam 10 dias para o Natal e as ofertas da plataforma podem ser ótimos presentes para pôr junto à árvore, com a vantagem adicional que dá para comprá-los sem sair de casa ou andar na azáfama das lojas. Pelo menos é isso que sugere o Turismo de Portugal, com a campanha Ponha Portugal no Mapa, a que aderiram nomes como os realizadores Ruben Alves e Edgar Pêra ou o ator Diogo Morgado, dando forma a uma série de filmes que mostram as maravilhas do Centro. A mensagem é simples: “O melhor presente que pode dar este Natal é cultura, tradição, bem-estar e aventura. Ofereça uma parte da nossa herança, criatividade e autenticidade. Ofereça o coração de Portugal.”