Por Paulo Costa Dias
Este é, certamente, um ano importante para a Gilles Joalheiros. Quais são as expectativas?
As expectativas são elevadas mesmo sabendo que não vai ser um ano fácil. Mas confiamos no nosso profissionalismo e numa experiência que remonta a 1920, altura em que um familiar nosso abriu uma joalharia nas Rua das Portas de Santo Antão. Quase 100 anos depois voltamos às origens, embora só há cerca de 20 anos é que a Gilles Joalheiros foi criada. Este ano vamo-nos refrear nalgumas coisas, a disponibilidade não será a mesma, vamos gerir com mais atenção os investimentos que fizermos, mas o nosso ramo dá-nos algumas garantias de tranquilidade.
O Pedro não passou pelas anteriores crises que abalaram o país. Qual é a perspetiva de um jovem para esta crise?
Nós somos algo privilegiados porque o nosso ramo de negócio permite ao consumidor fazer bons investimentos, permite a aquisição de valores seguros, de peças que conservam muito do seu valor, podendo mesmo aumentar esse valor. Não são produtos de desgaste como peças de roupa, viagens, malas ou calçado, que não são vendáveis depois de usados e têm um desgaste completamente diferente de uma joia ou um bom relógio. Numa altura em que se apela a valores seguros, quem continua a poder satisfazer os seus desejos de consumo opta muito por produtos como os que nós oferecemos. Há estudos que fazem essa comparação, entre o custo de um par de sapatos que dura um ano ou dois e uma joia, com um valor de aquisição que pode ser muito superior mas que dura uma centena de anos ou mais. O custo da joia é mínimo na relação com o tempo que ela dura e hoje as pessoas têm isto presente, de forma consciente ou inconsciente.
E depois há a questão da identidade familiar que está associada à transmissão de jóias ou de relógios. Ainda há pouco tempo uma cliente nossa herdou um anel de homem, em ouro, com um diamante de dimensões generosas, mas não sabia o que fazer com ele. Convidámo-la a sentar-se com a nossa designer e criámos um anel exclusivo, com um design trabalhado com a cliente, aproveitando o ouro e o diamante. Ficou com uma peça ao seu gosto e com um valor acrescido, porque manteve a valor da matéria prima e acrescentou a mais valia de ser uma peça única.
A avenida da Liberdade é um espaço comercial raro na Europa. O que significa esta aposta para a Gilles Joalheiros?
Significa que chegámos ao topo. Se avaliarmos a avenida em termos de ofertas comerciais, de localização de empresas e escritórios, em termos de oferta hoteleira com vários hotéis de 5 estrelas, enfim, tudo para o segmento premium, temos que considerar que chegámos ao topo. Cabe-nos agora corresponder e servir bem o tipo de clientes que por aqui gravita, quer os clientes portugueses, quer os estrangeiros.
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