Os preços de venda das casas em Lisboa aumentaram mais 2% (mais precisamente 1,9%) no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Se a comparação for feita com o primeiro trimestre de 2022, o acréscimo dispara para os 7,7%, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito dos resultados do Índice de Preços Residenciais. Este é o o sexto trimestre consecutivo em que o mercado residencial da capital transaciona acima dos 4.000€/m2, com o preço médio de venda das casas em Lisboa a fixar-se em 4.203€/m2.
“Em qualquer dos horizontes temporais, a variação registada neste trimestre apresenta uma intensificação face ao 4º trimestre de 2022, o que significa que os preços em Lisboa estão a crescer a um ritmo mais forte do que no final do ano”, alerta a Confidencial Imobiliário.
A capital alinha, assim, com a tendência nacional, que evidenciou no trimestre em questão uma intensificação da subida dos preços, invertendo a trajetória de arrefecimento sentida na última metade do ano passado.
Não obstante, Lisboa regista a subida de preços menos expressiva no contexto da Área Metropolitana, onde a valorização homóloga no 1º trimestre de 2023 supera os 15,0% na esmagadora maioria dos concelhos, ficando acima de 20,0% em cinco mercados, liderados por Setúbal (25,5%).