O único ‘hotel palácio’ do Algarve que integra a exclusiva rede de Small Luxury Hotels of the World, o Palácio Estói, já abriu portas após as obras de reabilitação que decorreram durante os meses mais recentes, incluindo o período de confinamento.
Integrado na rede de pousadas do Pestana Hotel Group, o palácio do século XIX preservou os seus elementos originais mas ajustados às novas exigências. Um dos exemplos é a adaptação da antiga capela dedicada à Sagrada Família, com uma estética Luís XV (influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó) e onde se instalou a nova receção do hotel. E numa colaboração com o Museu Municipal de Faro, a antiga receção receberá uma nova área expositiva que integra um núcleo museológico dedicado à História da região e às suas várias influências: romana, árabe e clássica.
A mistura de estilos Neoclássico, Neorococó e Arte Nova continua, aliás, visível em vários recantos da Pousada, incluindo nos Salões que agora apresentam um mobiliário mais clássico e uma nova paleta de cores em sintonia com os frescos do palácio. Na antiga cozinha do palácio foi instalado o restaurante da Pousada que se ajustou à nova normalidade e passou a funcionar também com serviço Take-Away.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/07/Pousada-Pal%C3%A1cio-de-Estoi-1600x1071.jpg)
Recorde-se que as Pousadas de Portugal representam uma marca de 33 hotéis instalados em edifícios históricos como Castelos, Palácios, Mosteiros e Conventos, presentes de norte a sul do país e também nos Açores e Madeira.
As Pousadas tiveram a sua origem nos anos 40, com a construção das primeiras Pousadas Regionais, destinadas a alojar os visitantes que queriam vivenciar o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50 o conceito alargou-se às Pousadas históricas, instaladas em monumentos restaurados para o efeito.