Não somos feitos de açúcar, pois não? Daí não temermos a chuva que, mesmo ao cair das 11 horas, decidiu desabar sobre o Parque dos Poetas, em Oeiras, na exata altura em que se descerrava o pano da 64ª edição da World Press Photo, a vigésima em Portugal, sempre trazida pela revista VISÃO.
A chuva, outra vez a chuva, ou a possibilidade de ela cair durante o próximo mês, não reprimiu o desejo de expor as 45 fotos vencedoras ao longo da Alameda dos Poetas, para que cheguem a mais pessoas. E para que mais pessoas conheçam este pedaço de Oeiras (e não se lembrem dele apenas pelo Obelisco do Templo, aquele da polémica). Pelo menos, é esse o desejo de Isaltino Morais, presidente da Câmara, amante de fotografia confesso, que este ano se tornou parceiro desta iniciativa. “Fiz fotografia, à séria, durante muitos anos”, assumiu no seu discurso de boas-vindas, enquanto se protegia num guarda-chuva nas mãos de um dedicado funcionário do município.
Mafalda Anjos, diretora da VISÃO, falou logo de seguida, para nos dar os números impressionantes da iniciativa: concorreram 4305 fotógrafos, de 130 países, com mais de 74 mil imagens. Nuno André Ferreira, 42 anos, correspondente da LUSA em Viseu, desde 2009, é o único português vencedor, com a foto Fogo na Floresta, tirada durante um incêndio no concelho de Oliveira de Frades.
“Naquele dia, já tinha enviado o meu trabalho para a agência, apenas focado no interior do incêndio. Pude, por isso, vaguear mais descontraído e observar o cenário à distância. Foi então que encontrei esta família a ver o o fogo, fora do carro, enquanto o filho, bebé, se manteve na cadeirinha no lugar de trás”, explica, junto à imagem de grandes dimensões que ganhou o terceiro prémio da categoria Spot News. Nuno chama a atenção para o contraste do olhar da criança, inocente, com a apreensão causada pelas chamas, lá ao fundo.
Marika Cukrowski, a comissária da exposição, veio da Holanda até Oeiras para falar sobre a imagem que venceu o certame. Cortina de Abraços, de Mads Nissen, é um símbolo do que experienciámos em 2020. Ou alguém duvida hoje do significado de um aperto carinhoso, ainda que plastificado? Neste caso em concreto, a brasileira Rosa, 85 anos, entrega-se totalmente ao momento de carinho por parte da sua enfermeira, pois é o primeiro que sente em cinco meses.
Este profissional holandês já bisou no World Press Photo, vencendo, em 2015, precisamente na mesma categoria.
Faça chuva ou faça sol, o mundo inteiro cabe neste jardim, até dia 15 de outubro. Além das fotografias, indispensáveis para compreender o que se passou em 2020 – com a pandemia a condicionar as imagens, mas também a questão racista nos EUA, por exemplo – todos os sábados à tarde haverá workshops gratuitos com fotógrafos da nossa praça. Tome nota: Arlindo Camacho (retrato), Rita Ferro Alvim (fotos de família), Gonçalo F. Santos (lifestyle) e Marcos Borga (fotojornalismo). A não perder, para quem tem curiosidade em aprender mais sobre a arte de fotografar.
WORLD PRESS PHOTO 2021 + VISÃO
Local: Parque dos Poetas, em Oeiras. Entrada Templo da Poesia
Datas: 15 setembro a 15 de outubro
Horário: Segunda a domingo, das 9 horas às 23 horas (de 15 a 30 de setembro – horário de verão) e das 10 horas às 20 horas (de 1 a 15 de outubro – horário de inverno)
Preço: Entrada gratuita
CALENDÁRIO DOS WORKSHOPS FOTOGRÁFICOS
Organizados pela VISÃO, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras
Aulas seguidas de exercícios práticos pelo Parque dos Poetas, com máquinas fotográficas e/ou telemóveis dos participantes, orientadas por profissionais de renome em diversos estilos de fotografia. Participe!
Todos os sábados durante a exposição da World Press Photo 2021
Horário: Das 15h30 às 17h30
Inscrições: No Templo da Poesia, no próprio dia do evento, a partir das 10h30. Limitado a 30 pessoas por workshop
18 DE SETEMBRO
15H30 – Tema: Retrato, com Arlindo Camacho, fotógrafo, colaborador da VISÃO e PRIMA.
25 DE SETEMBRO
15H30 –Tema: Lifestyle, com Gonçalo F. Santos, fotógrafo.
02 DE OUTUBRO
15H30–Tema: Fotojornalismo, com Marcos Borga, fotojornalista da VISÃO.
09 DE OUTUBRO
15H30 –Tema: Fotografia de família, com Rita Ferro Alvim, Autora de “Retratos à Porta” e do Podcast “N’a Caravana”.